O Governo decretou o encerramento de todos os bares em Portugal a partir das 21h00 deste sábado e até ao dia 9 de abril. A decisão consta de um despacho conjunto assinado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e pela ministra da Saúde, Marta Temido, em consonância com a declaração de emergência de saúde pública declarada pela Organização Mundial da Saúde.

No documento, o Governo refere que a decisão tem como justificação fatores como a “situação epidemiológica a nível mundial”, o “aumento de casos de infeção em Portugal” e a “necessidade de conter as possíveis linhas de contágio para controlar a situação epidemiológica” no país, entre outros.

A medida adianta ainda que este período de encerramento noturno até dia 9 de abril pode ser estendido em função da evolução da situação epidemiológica do novo coronavírus.

Já este domingo, Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, anunciou a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública e foi imposto um limite de 100 pessoas em eventos.

O ministro anunciou ainda, que não haverá aulas de condução presenciais nem se realizarão exames que habilitam à condução.

Notícia atualizada
Fotografia: arquivo