OMS declara pandemia

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de covid-19 como pandemia. A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, mas à disseminação geográfica, muito rápida que o Covid-19 tem apresentado.

Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou esta quarta-feira, que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia. O responsável revelou que há mais de revelou que há mais de 118 mil casos em 114 países diferentes e 4291 mortos. 

A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, mas à disseminação geográfica muito rápida que o Covid-19 tem apresentado. “Estamos muito preocupados com os níveis alarmantes da contaminação e, também, pela falta de ação [dos governos]”, afirmou Adhanom no decorrer de um painel que procede às atualizações diárias sobre o coronavírus.

Por cá, o último balanço dá conta de 59 casos confirmados em Portugal. Governo decide fecho de escolas nesta quarta-feira, uma medida preventiva que pode afectar 1,5 milhões de alunos.

Há 83 pessoas a aguardar resultado laboratorial em Portugal.

Pelo mundo, a epidemia já fez 4251 mortos e infectou mais de 118 mil pessoas.

[em atualização]