Há 39 casos de infeção do Covid-19 em Portugal

Há ainda 339 casos suspeitos de infeção com covid-19 no país. Hospital de Faro junta-se agora às unidades hospitalares prontas para receber pacientes.

Portimão encerra escolas frequentadas por mãe e filhas doentes com covid-19, tal como a Amadora. A norte, Lousada e Felgueiras encerraram escolas, mas também cinemas, ginásios, piscinas e bibliotecas.

As universidades de Lisboa e Coimbra decidiram suspender todas as aulas presenciais com efeitos imediatos e por um período de duas semanas, anunciaram as instituições de ensino superior em comunicado.

Portugal regista nesta altura, 339 casos suspeitos, 67 aguardam resultados das análises laboratoriais, afirmou a diretora-geral da Saúde. A maioria das pessoas diagnosticadas com Covid-19 está numa situação “clinicamente estável”. Há, no entanto, uma doente que inspira maiores cuidados, disse Graça Freitas.

“A situação está relativamente controlada. Até agora, as medidas de contenção estão a resultar”, refere Graça Freitas. “Não quer dizer que amanhã não possa surgir uma situação parecida como a de Itália, com um crescimento brusco”, disse.

A diretora-geral adiantou ainda que pessoas com doenças respiratórias graves cuja causa não esteja identificada passam a ser testadas para o covid-19, mesmo que não tenham outra fator de ligação epidemiológica.

Sobre a possibilidade de fechar fronteiras, que foi esta segunda-feira admitida pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, a diretora-geral de Saúde refere que Portugal “tem estado alinhado com a União Europeia” sobre esta matérias, mas até à data “não é uma questão que esteja em cima da mesa”. “Vamos ver as indicações que nos serão dadas”.

Itália o caso mais grave

As mortes em Itália devido à epidemia do novo coronavírus subiram esta segunda-feira para 463, um aumento de 97 óbitos relativamente a domingo, referiam os últimos dados divulgados pelo chefe da Proteção civil, Angelo Borrelli.

Os casos positivos ascendem aos 7985, com 724 pessoas que se curaram, com o total de todos os contágios desde o início da crise a atingir 9172 pessoas. A grande maioria dos casos de contágio e de mortos concentra-se na região da Lombardia.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no norte do país.

Risco de pandemia é agora “muito real”, diz OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu esta segunda-feira que a ameaça de uma pandemia é agora “muito real”, tendo em conta que o surto global do novo coronavírus está presente em muitos países.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que “seria a primeira pandemia da história que pode ser controlada”. “Não estamos à mercê do vírus”, fez questão de sublinhar. 

Sintra Notícia com Diário de Notícias
Fotografia: Net Farma