Os trabalhadores do setor privado que tenham de fazer quarentena vão receber 100 por cento do salário. O salário vai ser pago como uma baixa médica, logo a partir do primeiro dia de ausência.

“Os trabalhadores do setor privado e público terão o mesmo tratamento. O que fizemos foi adotar a aplicação do regime que garante a maior proteção dos trabalhadores. Proteção social equivalente a 100% do salário no período de isolamento. Um regime previsto para a [doença da] tuberculose”, afirmou esta terça-feira a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, à TSF.

A governante garante desta forma que não haverá diferenças entre os funcionários públicos e os trabalhadores do setor privado em relação aos apoios que irão receber durante o tempo em que estiverem de quarentena devido à epidemia do Covid-19, que já chegou a Portugal. 

Caso surja a possibilidade de isolamento para evitar a propagação do novo coronavírus, os funcionários do setor público e privado recebem o salário por inteiro desde o primeiro dia, diz Ana Mendes Godinho.

A ministra do Trabalho, refere que neste caso serão dispensados os “três dias iniciais que tradicionalmente não estão cobertos pelo subsídio de doença”, para que as pessoas sejam “abrangidas desde o primeiro dia, com o pagamento de 100% do salário durante o período necessário ao isolamento”. Este será “o mesmo tratamento para o setor privado e o setor público”, garante a governante.

“[A despesa será assumida] pela Segurança Social. O que estamos a fazer é acautelar a situação social dos trabalhadores num período de contágio, assumindo a necessidade de proteger a população”, disse a ministra em entrevista à TSF.

Fotografia: DR Jornal de Notícias