“Serões Musicais” no Palácio da Pena

Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, a qual inclui ainda, em maio, os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”.

O pianista Vasco Dantas, que se estreou neste ciclo em 2017 e Vasco Dantas com o Quarteto de Cordas de Matosinhos

De 06 a 28 de março no salão principal do palácio, realizam-se oito concertos de música de câmara do século XIX, “de França à Rússia dos czares, passando pela Alemanha, Áustria e Boémia, mas sem esquecer a música portuguesa, reedita-se o cosmopolitismo dos saraus musicais promovidos neste mesmo espaço pelo rei-artista D. Fernando II”, há 150 anos, segundo a mesma fonte.

Esta sexta-feira (06) e sábado (07) às 21h00, o pianista Vasco Dantas, que se estreou neste ciclo em 2017, aproveita “a ‘Carta Branca’ que lhe foi dada pela direção artística para montar dois programas distintos: o primeiro incidirá sobre a música alemã e portuguesa do século XIX, mais especificamente em obras de Robert Schumann, José Vianna da Motta e Alexandre Rey Colaço”.

No segundo, Vasco Dantas com o Quarteto de Cordas de Matosinhos apresentam dois Quintetos com piano, compostos por Antonín Dvorák e Reynaldo Hahn.

“Serões Musicais”
Temporada de Música Erudita

Ao longo de quatro fins de semana, este ciclo de música propõe seis programas diferentes em oito concertos que permitirão revisitar as vivências musicais oitocentistas no Salão Nobre deste palácio, numa invocação dos serões promovidos por D. Fernando II, o “rei-artista”, e sua segunda mulher, a Condessa d’Edla.

A sexta edição deste ciclo dedicar-se-á à interação entre a música e os ambientes culturais da época e à exploração dos estilos musicais e dos géneros vocais característicos do período romântico, em sucessivas viagens no tempo ao interior dos salões oitocentistas.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, a qual inclui ainda, em maio, os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”, e, em outubro e novembro, o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.

Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online e em www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e de Cascais.

6 de março (sexta-feira) | Salão Nobre | 21:00
Carta Branca a Vasco Dantas – Portugal e Alemanha por Schumann e Vianna da Motta
– Vasco Dantas (piano)

7 de março (sábado) | Salão Nobre | 21:00
Carta Branca a Vasco Dantas – Dois quintetos, dois mundos
– Vasco Dantas (piano)
– Quarteto de Cordas de Matosinhos

13 e 14 de março (sexta-feira e sábado) | Salão Nobre | 21:00
Entre França e Alemanha: leituras da geração Romântica
– Cátia Moreso (mezzosoprano)
– João Rodrigues (tenor)
– António Figueiredo (violino)
– Irene Lima (violoncelo)
– João Paulo Santos (piano)

20 de março (sexta-feira) | Salão Nobre | 21:00
Debussy e Tchaikovsky – Dois compositores e uma benfeitora
– Quarteto Tejo

21 de março (sábado) | Salão Nobre | 21:00
Crepúsculos românticos russos
– Nuno Ventura de Sousa (piano)

27 e 28 de março (sexta-feira e sábado) | Salão Nobre >>> 21:00
Retratos intimistas de Johannes Brahms
– Sara Mingardo (alto)
– Maurizio Pasciariello (piano)
– Luca Sanzò (violeta)

Mais informações:

Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online e em www.blueticket.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e de Cascais.
Bilhete por concerto: 15€ | Bilhete Ciclo (6 concertos): 76,50€ | M/6

Email: info@parquesdesintra.pt
Facebook: www.facebook.com/parquesdesintra
Telefone: +351 21 923 73 00