Sintra recebe prémio em Paris por boas práticas ambientais

A classificação obtida por Sintra atingiu o valor mais elevado, permitindo que o município português fique equiparado a outras cidades mundiais de relevo, como Paris, Londres, Calgary ou Buenos Aires

Cerimónia de entrega do prémio “Cities A List” dos CDP Europe Awards, ao município de Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra recebeu, esta terça-feira, o prémio “Cities A List” dos CDP Europe Awards, que anualmente analisa o impacto das políticas locais de ambiente e que distinguiu apenas três concelhos portugueses.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se em Paris e juntou diversas personalidades num debate em torno de como as metas ambientais podem ser alcançadas.

Os debates e painéis de especialistas mobilizaram a discussão sobre as ações que os líderes da Europa que devem concretizar, em 2020, para a proteção dos riscos ambientais e a forma de aproveitar as oportunidades da nova economia sustentável.

Basílio Horta destacou que “tendo em conta que a sustentabilidade das cidades é essencial para o combate às mudanças climáticas, o Carbon Disclosure Project (CDP) permite reunir e entender os dados necessários para tomar medidas no sentido de se prepararem para as alterações climáticas”.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra lembrou que, “a luta contra as alterações climáticas é cada vez mais um combate transversal que mobiliza entidades públicas e organizações da sociedade civil”. Facto este que ficou claro no evento do CDP Europe Awards, com as intervenções do governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, e do presidente da Autoridade das Normas “Comtables”, Patrick de Cambourg, cargo equivalente ao inspector Geral de Finanças em Portugal.

Basílio Horta e Hermano Sanches Ruivo, vereador com o pelouro das Relações Europeias no município de Paris, durante o evento

Os responsáveis presentes revelaram ainda as iniciativas tomadas ou a empreender no sentido de garantir a aplicação de um conjunto de medidas ambientais. O objetivo é criar uma estratégia capaz de combater as alterações climáticas. Nesta matéria nem o Banco de França, nem a primeira autoridade fiscalizadora do Estado, ficam isentas de contribuir para o esforço global.

Em destaque estiveram ainda as intervenções de empresas como a Danone, Saint-Gobain, Amazon entre outras, cujos responsáveis máximos vieram anunciar as reduções de CO2 obtidas através das mudanças aplicadas nos processos de fabrico e no setor da política energética.

Basílio Horta lembrou que este prémio é recebido poucos dias depois da aprovação final do novo PDM de Sintra. “Não poderia existir melhor altura para receber este prémio, poucos dias depois do Conselho de Ministros ter aprovado o novo PDM de Sintra”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Sintra.

O autarca defende que este PDM é “o compromisso para com as gerações futuras, ao valorizar os recursos endógenos e a autenticidade local, e ao reconhecer o valor acrescido dos sistemas naturais. Tudo, com o objetivo de promover um setor produtivo diversificado, inovador, gerador de emprego qualificado e promotor de uma sociedade mais justa”.

O município de Sintra integra a plataforma CDP, reconhecidas pelo Global Covenant of Mayors for Climate & Energy e na qual constam atualmente mais de 800 cidades, por participar no secretariado de gestão da rede de municípios para a adaptação às alterações climáticas.

A classificação obtida por Sintra atingiu o valor mais elevado, permitindo que o município português fique equiparado a outras cidades mundiais de relevo, como Paris, Londres, Calgary ou Buenos Aires.