Os projetos estão associados ao gesto simbólico da realização, por parte de escolas e associações do concelho, de pinturas junto a sarjetas e sumidouros, contendo as frases, “O Mar Começa Aqui” e “O que Cai ao Chão Cai ao Mar”.

Segundo a autarquia, “o objetivo é alertar a população para os efeitos nefastos da poluição dos recursos hídricos e para as consequências graves que derivam do arremesso para o chão de lixos”, como por exemplo, embalagens descartáveis; beatas de cigarro; copos de plástico e outros objetos de pequena dimensão, “que são arrastados pelo vento e chuva para os sumidouros ou sarjetas e levados pelas linhas de água até ao mar”.

Sublinhe-se, as sarjetas e sumidouros efetuam o escoamento das águas pluviais e não possuem na sua constituição filtros para impedir a entrada de lixos responsáveis pela contaminação das linhas de água e consequentes alterações nos ecossistemas terrestres e aquáticos, com graves repercussões na biodiversidade, na qualidade dos recursos hídricos e na cadeia alimentar dos seres vivos.

A sustentabilidade ambiental e valorização do território é uma das prioridades assumidas pela autarquia de Sintra, que lança o desafio a todas as escolas e associações do concelho, à participação na dinamização destes projetos ambientais.

“Passar a mensagem de alerta para a necessidade de todos assumirmos o compromisso de preservação e defesa do ambiente bastando, muitas das vezes, um pequeno gesto nas nossas rotinas diárias para encurtar a distância que ainda persiste entre a realidade atual e a qualidade ambiental que desejamos”, chama a atenção a autarquia em nota de imprensa.

A participação nestes projetos pode ser requerida por Escolas e Associações do concelho mediante inscrição prévia, sendo o material e o acompanhamento das ações necessários à sua execução assegurados pela Câmara Municipal de Sintra (CMS) e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra.

O projeto “O que Cai ao Chão Cai ao Mar” é promovido pelo Município de Sintra, enquanto que o “O Mar Começa Aqui”, está enquadrado no projeto nacional Eco Escolas da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e dinamizado com a parceria da autarquia de Sintra.

Para aderir ao projeto, efetue a sua inscrição através do formulário online
Informações adicionais: dsae.atividades@cm-sintra.pt