A freguesia de Colares e a União das Freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim), no concelho de em Sintra, estão indicadas na lista publicada pelo Governo, como “freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais”.

No total, são 1.114 freguesias no país que estão classificadas/identificadas como “risco elevado de incêndio” e por isso “prioritárias para ações de limpeza”.

Segundo o despacho, “a visão, objetivos e medidas de concretização do novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), destaca a importância de uma cultura de mobilização total, imprescindível para a concretização dos exigentes objetivos e metas a estabelecer no âmbito do SGIFR”.

No concelho de Sintra, estão identificadas a Freguesia e Colares e também a União das Freguesias de Sintra.

Recorde-se, já está segunda-feira, “os trabalhos [no âmbito da Operação Floresta Segura 2020] iniciaram-se com a parada no Terreiro do Palácio da Vila”, refere o vereador Domingos Quintas, na página pessoal de facebook.

O programa Floresta Segura 2020, envolve outras entidades, como a “GNR em todo o território nacional, com empenhamento do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS)”, destaca o autarca.

“É neste contexto que todos os cidadãos e entidades são chamados ao cumprimento firme das normas do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (SDFCI), sendo necessário definir orientações no domínio da fiscalização, nomeadamente identificando as áreas prioritárias a ter em consideração face ao risco de incêndio, sendo a freguesia a unidade administrativa de referência”, pode ler-se no despacho.

O despacho foi publicado esta quarta-feira, 26 de fevereiro, em Diário da República e foi assinado pelos secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.