Missa Solene assinala restauro de teto da Igreja Matriz em São João Lampas

IGREJA MATRIZ | Vai ser inaugurada este domingo, às 11 horas a primeira fase de conservação e restauro do teto da Igreja Matriz, em São João das Lampas, com uma Missa Solene.

Vai ser inaugurada a primeira fase de conservação e restauro do teto da Igreja Matriz, em São João das Lampas, este domingo, 1 de março, pelas 11h00, no decorrer de uma Missa Solene, integrada nos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Nazaré.

Recorde-se, foram várias as iniciativas solidárias, que se realizaram com o objectivo de recolher fundos destinados a custear as obras de restauro do teto em madeira (pintado no século XVI) da Igreja.

A Igreja Matriz de São João Batista, em São João das Lampas, está classificada como Imóvel de Interesse Público e é um templo de origem gótica, que depois de obras de beneficiação o enriqueceram patrimonialmente, sobretudo no que concerne à História da Arte.

A Igreja Matriz de São João Batista, em São João das Lampas, está classificada como Imóvel de Interesse Público e é um templo de origem gótica

Destaca-se o portal manuelino (classificado pelo Decreto nº 8252, de 10 de Julho de 1922), o revestimento interior com azulejos do século XVII e os brutescos que cobrem o teto de madeira em esteiras.

Antes, pelas 09h00 vai decorrer um Passeio Equestre na localidade de Assafora organizado pela SintraTur seguindo-se, às 13h00, um almoço na Sociedade Filarmónica União Assaforense. Pelas 16h00, realizam-se as tradicionais Cavalhadas à Portuguesa, na Assafora.

Estas iniciativas estão integradas nos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, que vão decorrer em São João das Lampas entre 12 e 20 de Setembro, iniciativa que está a ser dinamizada pela Comissão de Festas Nossa Senhora da Nazaré – São João das Lampas 2020/2021.

Nossa Senhora da Nazaré

A devoção pela Imagem de Nossa Senhora da Nazaré, é muito antiga e envolve 17 freguesias, dos concelhos de Sintra, Mafra e Torres Vedras, constituindo o Círio da Prata Grande: Cheleiros, Encarnação, Ericeira, Carvoeira, Alcainça, Sobral da Abelheira, Santo Estevão das Galés, Gradil, Azueira, Enxara do Bispo, Igreja Nova, Mafra e Santo Isidoro, Montelavar, Terrugem, São João das Lampas e São Pedro da Cadeira.

A devoção pela Imagem de Nossa Senhora da Nazaré, é muito antiga e envolve 17 freguesias, dos concelhos de Sintra, Mafra e Torres Vedras

Este ano, a Imagem de Nossa Senhora da Nazaré, encontra-se na paróquia da Terrugem e fará mais uma viagem, [curta] até à Paróquia de São João das Lampas, que através da sua Comissão das Festas, já preparar a receção da Imagem da Santa, com ações e iniciativas para angariação de Fundos.

“As cores para as flores que irão engalanar as ruas e casas por onde passará o Círio e as Procissões dos festejos deste ano serão amarelo e branco”, já fez saber a Comissão de Festas nas redes sociais, explicando que deste modo “conseguiremos uma imagem mais uniforme e mais impactante a todos os que nos visitam”, apelando à participação da população.

A Comissão de Festas irá também fazer flores para engalanar a localidade de Alfaquiques, bem como todo o trajeto, até São João das Lampas, incluindo as ruas em volta do largo da festa.

Recorde-se, a Imagem de Nossa Senhora da Nazaré, visita de 17 em 17 anos, cada uma das freguesias da região saloia, cabendo desta vez a São João das Lampas, organizar as festividades.