Linha de Sintra com mais três comboios “recuperados” em abril

Os três comboios que estavam a ser recuperados vão voltar a circular na Linha de Sintra a partir de abril, que passará a contar ainda com mais 8 comboios.

Estação de comboios da CP em Sintra | Foto: arquivo

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quarta-feira que, até final de abril, a Linha de Sintra vai ter em circulação mais três comboios, que estão a ser recuperados na oficina de Guifões, Matosinhos.

“Até ao final do ano nós vamos conseguir acrescentar à linha onde temos mais problemas oito comboios, que decorrem da estratégia que nós aprovámos há quase meio ano de recuperação do nosso material circulante”, acrescentou.

Recorde-se, a oficina de Guifões reabriu portas em 15 de janeiro, no âmbito do plano do Governo para reforçar o material circulante da CP recuperando comboios atualmente abandonados.

A recuperação destes comboios permite aumentar em 8000 lugares a oferta diária numa das linhas ferroviárias mais frequentadas do país. A procura pelos transportes públicos na Grande Lisboa aumentou mais de 10% depois da entrada em vigor do programa de apoio à redução do preço dos passes.

A reativação da oficina de Guifões foi anunciada no passado verão como parte do plano do Governo para recuperar comboios que tinham sido abandonados, até que chegue, em 2023, a encomenda de 22 novos comboio.

Em junho, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, referiu um plano de investimento de 45 milhões de euros para recuperar cerca de 70 unidades de “material circulante encostado” e contratar 187 trabalhadores para CP e EMEF, entre 2019 e 2022.

[em atualização]