Lagoa do Parque Urbano de Casal de Cambra vai ser requalificada

A autarquia de Sintra vai investir 250 mil euros na requalificação da Lagoa do Parque Urbano de Casal, potenciar a viabilidade de funções recreativas e a introdução de sistema de feixes de água com iluminação noturna.

razões de segurança aconselharam, em setembro de 2018, que o acesso à lagoa fosse “vedado” à população, por apresentar vários problemas, nomeadamente “perdas de água”

A Lagoa no Parque Urbano de Casal de Cambra vai ser recuperada no âmbito de um projecto de requalificação do Município de Sintra, que representa um investimento de 250 mil euros.

O auto de consignação que dá “luz verde” para o arranque das obras, já foi assinado pela autarquia de Sintra, e terá um prazo de execução de cinco meses, devolvendo este espaço de recreio à fruição pública no Parque Urbano da Freguesia 25 de Abril de 1974.

“A requalificação da lagoa é um símbolo da estratégia da câmara de reforço da qualidade de vida, tanto na vila histórica como em qualquer outro ponto deste vasto concelho”, disse Basílio Horta, acrescentando que “este investimento é a prova que Casal de Cambra tem tido uma atenção por parte da câmara que olha para todos com a mesma atenção e proximidade”.

Segundo o presidente da Câmara de Sintra, “o território tem de ser devolvido às pessoas, Casal de Cambra é um lugar onde vale a pena viver, e este espaço de lazer é a realização de um projeto antigo que vai trazer qualidade de vida e bem-estar aos nossos munícipes”.

Assinatura do auto de consignação que vai permitir requalificar a lagoa no Parque Urbano de Casal de Cambra

A requalificação da Lagoa no Parque Urbano de Casal de Cambra, tem por objetivos a recuperação paisagística e estrutural da lagoa, garantindo a sua estanquicidade, a requalificação do coberto vegetal marginal e na envolvente à lagoa.

Serão ainda criados espaços de aproximação à massa de água, associados à estadia e ao recreio, potenciar a viabilidade de funções recreativas e a introdução de sistema de feixes de água com iluminação noturna.

Lagoa encerrada

Recorde-se, que razões de segurança aconselharam, em setembro de 2018, que o acesso à lagoa fosse “vedado” à população, por apresentar vários problemas, nomeadamente “perdas de água” que impossibilitava a “preservação da fauna existente”, preocupação manifestada na ocasião, em comunicado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Mário Santos.

Segundo o autarca, os serviços competentes da autarquia “desenvolveram esforços no sentido de avaliar as causas da ruptura de água e procedeu a várias intervenções no local, não tendo as mesma obtido o resultado esperado”.

As sucessivas perdas de água persistiram e obrigaram a junta de Freguesia a encontrar uma solução “tendo em vista a preservação da fauna existente”, sublinha Mário Santos, adiantando que a solução, envolveu equipas especializadas da Câmara de Sintra, Bombeiros Voluntários de Belas e da própria autarquia local, na “retirada e transporte da fauna existente, transferida com sucesso para a Lagoa da Assafora”, precedendo-se à drenagem da Lagoa, para posterior reparação.

Desta forma foi possível avançar com o pedido de “apoio” à Câmara de Sintra, no sentido de “avaliar, planear e executar um arranjo definitivo”, da lagoa sublinha Mário Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra.