Apoio à “Idade Maior” no combate à solidão em Queluz e Belas

"Sentimos que este programa tem vindo a ganhar força e cada vez mais pertinência dentro das ações fomentadas pelo setor social”, sublinha Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas.

"Sentimos que este programa tem vindo a ganhar força e cada vez mais pertinência dentro das ações fomentadas pelo setor social”, destaca Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas

A importância do acompanhamento no combate à solidão, através do projecto de apoio “Idade Maior” foi o mote para mais uma ação de sensibilização da “Rede de Apoio à Idade Maior”, em parceria com a PSP, na União das Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra.

Este projeto que está a ser desenvolvido em parceria com as esquadras da PSP da freguesia “tem como objetivo sensibilizar a população para a problemática do envelhecimento isolado e criar uma rede de apoio local que permita a deteção de situações de isolamento que carecem de intervenção imediata e continuada”.

“A colaboração da população no encaminhamento de situações à Junta de Freguesia tem sido evidente e sentimos que este programa tem vindo a ganhar força e cada vez mais pertinência dentro das ações fomentadas pelo setor social”, destaca Paula Alves, presidente da União das Freguesias.

A estratégia de combate à alienação deste grupo etário, “cada vez com mais expressão na freguesia, é feito através do contacto com o comércio local por fazer parte das rotinas e do percurso diário deste grupo específico sendo, por isso, um peão essencial de sinalização de casos urgentes e de comunicação com o poder local”, explica Paula Alves.

Recorde-se, no âmbito da nossa Rede de Apoio à Idade Maior e do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável, a freguesia de Queluz e Belas tem em curso a realização de fóruns com seniores. O objetivo dos encontros relaciona-se com a compreensão das dimensões que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida dos seniores, residentes na União das Freguesias.

Envelhecer é bom mas traz desafios” reflete a base do programa:
“Não deixe que a solidão, faça parte do seu dia.”

Fotografias: UF de Queluz e Belas