Sintra recebeu conferência “Connecting Stone Knowledge”

A conferência serviu para fazer o "kickoff" do projeto StoneCITI, primeiro centro de inteligência e inovação que integra as várias competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra natural, em Pêro Pinheiro, no concelho de Sintra.

Realizou-se no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra a conferência “Connecting Stone Knowledge” que integrou o programa de lançamento para o projeto StoneCITI – Centro de Inteligência, Tecnologia e Inovação da Pedra Natural, na antiga fábrica Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro.

Em complemento à cerimonia de apresentação StoneCITI, a conferência serviu para fazer o kickoff do projeto StoneCITI, primeiro centro de inteligência e inovação que integra as várias competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra natural.

Entre oradores especialistas nacionais convidados, a conferência contou ainda com a presença internacional dos principais CEOs e Responsáveis de entidades como a Natural Stone Institute (EUA), Intertek-ATI (EUA), IMR (Irlanda) e KUKA Robotics (Alemanha).

“Começa hoje um novo caminho. Não vamos esperar facilidades, mas estamos preparados, temos a vontade, a estratégia e, creio que, temos os meios para ultrapassar as dificuldades que vão surgir. Este dia marca a revitalização não só do terreno, mas também da empresa e do próprio setor”, disse Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, realçando o “novo caminho que se inicia para a indústria da pedra natural”.

StoneCITI – O mundo da pedra vai evoluir.

Centro de Inteligência, Tecnologia e Inovação – StoneCITI , nas antigas instalações da Fábrica Pardal Monteiro.O mundo da Pedra Natural vai evoluir.#sintra #umlugarqueénosso#investirsintra #viversintra

Posted by Câmara Municipal de Sintra on Saturday, 8 February 2020

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a colóquios sobre os desafios e novas conceções, tais como: “Advancing natural stone vs. alternatives”; “Desafios para aumentar a eficiência e a sustentabilidade – processos colaborativos na área económica e ambiental”; “Technology Centres driving local communities and international collaboration forward – An Irish example”; “2004-2020 | 16 anos de inovação e crescimento do setor das Rochas Ornamentais em Portugal”; “Understanding the Technical Hurdles for International Stone in the US Market”; “Automation: Past & Future” e “A marca StoneCITI”.

O StoneCITI, que pretende aproximar a indústria e as novas tecnologias, aumentando a eficiência e a sustentabilidade económica e ambiental do setor, tem como parceiros a ASSIMAGRA, o Instituto Superior Técnico e o Cluster Portugal Mineral Resources.

O projeto tem ainda o apoio da Presidência da Câmara Municipal de Sintra, cujo investimento de 725 mil euros, permitiu a aquisição de um local emblemático (antigas instalações fabris da família Pardal Monteiro) no qual se irão reabilitar as instalações e implementar o StoneCITI.

O projeto StoneCITI, é o primeiro centro tecnológico que integra as várias competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra, que se destina a atrair valor real para o concelho de Sintra.

Tem como objetivos principais a inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, logístico e operacional da indústria da pedra natural, a valorização e gestão dos recursos minerais em Sintra e a internacionalização do setor e a formação profissional.

Fotografias: Rui Miguel Pedrosa