O Comité das Regiões iniciou a 11 de fevereiro mais um mandato para 2020-2025, onde serão debatidos vários temas com especial relevância para Portugal. Entre os membros que tomaram posse encontra-se o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que renova, assim, o seu mandato neste órgão.

O município de Sintra consciente das suas responsabilidades que advém da sua dimensão e contributo para a economia nacional continuará a ser um membro ativo na procura de soluções para os diversos e difíceis desafios que se colocam.

Basílio Horta defendeu que “o futuro da Europa hoje deve ser inspirado nos conceitos de mais democracia e mais solidariedade”, segundo comunicado da autarquia.

Comité das Regiões iniciou a 11 de fevereiro mais um mandato para 2020-2025

O comité será chamado a participar nas negociações do novo quadro financeiro plurianual – em particular às políticas de coesão – as estratégias e financiamentos de resposta às alterações climáticas e a necessidade de garantir que a Europa se mantém economicamente competitiva, sabendo que para isso é fundamental que as empresas e indústrias criem riqueza.

O comité debateu diversos assuntos da atualidade europeia, como as políticas de resposta à imigração, em que serão valorizadas as medidas, em particular as que já se provaram positivas, respeitantes à integração de todas as populações. Neste caso específico, Sintra continua a liderar pelo exemplo.

Outro tema em análise foi o relacionamento económico das regiões europeias com os países da África Ocidental. Basílio Horta, sublinhou a necessidade de garantir a colaboração do Centro de Desenvolvimento da OCDE bem como dos instrumentos financeiros adequados aos investimentos previstos, designadamente o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD.), “a estabilidade política dos países envolvidos é condição necessária para realizar qualquer investimento”.

O Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da UE. O Comité das Regiões Europeu proporciona um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação europeia com impacto direto nas regiões e nas cidades.