Paróquias de Sintra debatem formas de combater o isolamento

“Ter um Coração que Vê” é o tema da Semana da Caridade, na vigararia de Sintra, que envolve oito paróquias que vão debater "formas de chegar" a idosos e outras pessoas em situação de isolamento.

De 9 a 16 de Fevereiro, oito paróquias do concelho de Sintra, vão debater temas ligados à pastoral social, da saúde e prisional.

“Ter um Coração que Vê” é o tema da Semana da Caridade, organizada pela Pastoral Social e da Saúde da Vigararia de Sintra. O que se pretende é “chegar a todos, estar atentos à realidade social nas nossas paróquias”, explica o Padre Alberto Mendes, responsável pela Pastoral Social e da Saúde desta Vigararia.

Tendo isto em conta, foi escolhida uma periferia: “idosos ou outras pessoas em situação de isolamento” e de que forma é que “nós podemos chegar a elas”. O tema reuniu “consenso em todas as paróquias”.

D.Joaquim Mendes e o padre José Manuel Pereira d’Almeida, iniciam na “Semana da Caridade”

Os encontros vão começar este domingo, na Igreja de Rio de Mouro, com a presença de D. Joaquim Mendes. O Bispo Auxiliar de Lisboa vai presidir a uma Eucaristia com Unção dos doentes pelas 15h30. Antes haverá um período para confissões.

Esta segunda-feira, dia 10, o padre José Manuel Pereira d’Almeida, está na Igreja de Terrugem, às 21h30, para falar sobre pastoral social.

Na terça-feira, dia 11 o encontro acontece na Igreja Pastoral de Sintra, sob o tema “Pastoral da Saúde” e conta com a presença de Fernando Sampaio.

Na quarta-feira, dia 12, a iniciativa acontece em Almargem do Bispo e será dinamizada pelo padre Ricardo Jacinto e pelo diácono, Idálio Rodrigues.

O tema “cuidador informal” vai estar em destaque, dia 13 de fevereiro, na Igreja de Algueirão por Pedro Cardoso e, no dia 14, na igreja de Montelavar, Susana Queiroga reflete sobre voluntariado.

Margarida Neto dá o seu testemunho sobre saúde mental, dia 15 de fevereiro, na Igreja do Cacém.

No último dia, 16 de Fevereiro, o encontro encerra em Colares, às 15h30, e terá como tema “Ter um Coração que Vê”, e será dinamizado pelos Padres Carlos Pinto e Alberto Mendes.

A entrada é livre.