Crianças “à boleia” de carro até ao bloco operatório no Hospital de Cascais

Experiência reduz a ansiedade nas crianças semelhante à toma de medicamentos calmantes.

Experiência reduz a ansiedade nas crianças semelhante à toma de medicamentos calmantes

As crianças submetidas a uma cirurgia no Hospital de Cascais vão, a partir de agora, contar com um transporte especial até ao bloco operatório.

Com o apoio da BMcar, serão entregues, em todas as unidades hospitalares do grupo, minicarros (incluindo versões elétricas) que prometem reduzir a ansiedade das crianças no momento que antecede a operação.

Um estudo, publicado no British Journal of Anaesthesia, revelou que o facto de as crianças conduzirem um carro de brincar desde o seu quarto até ao bloco operatório, em vez de serem transportadas na habitual maca, reduz a ansiedade das crianças em idade pré-escolar submetidas a uma cirurgia, comparável ao efeito da toma de midazolam (medicamento com efeito calmante).

“A cirurgia e todos os passos que a antecedem são momentos de grande ansiedade, tanto para a própria criança como para os seus pais. Cientes da importância de um cuidado humanizado e cada vez mais personalizado, procuramos diariamente encontrar soluções capazes de melhorar a experiência dos nossos clientes”, explica Eduarda Reis, Neonatologista e Presidente do Conselho Médico da Lusíadas Saúde, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

“O facto de estarmos com este gesto a pormo-nos na pele destas crianças e dos seus familiares diz muito sobre a forma como a Lusíadas atua na área da saúde, com humanização e compaixão”, destaca a responsável.

No mesmo estudo, verificou-se que 60% das crianças submetidas a anestesia e cirurgia revelaram ansiedade significativa, um problema que está associado a consequências traumáticas a curto e longo prazo.

Para além do Hospital de Cascais, a viagem no minicarro estará disponível no Hospital Lusíadas Porto, no Hospital Lusíadas Lisboa, na Clínica de Stº. António, no Hospital Lusíadas Albufeira e no futuro Hospital Lusíadas Braga.