Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontainhas

O prémio, destina-se a galardoar um projeto de artes performativas, no âmbito do teatro, dança, marionetas, música ou transversal a estas áreas, e promove Sintra enquanto lugar da cultura.

A atriz e encenadora Maria João Fontaínhas, faleceu a 18 de novembro de 2006, tinha 34 anos

Estão abertas as inscrições para o Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontainhas 2020, a decorrer até 30 de junho.

O prémio, bienal, destina-se a galardoar um projeto de artes performativas, no âmbito do teatro, dança, marionetas, música ou transversal a estas áreas, e promove Sintra enquanto lugar da cultura.

Para participar só precisa de uma ideia original para um espetáculo e candidatar-se ao “Prémio Nacional de Artes do Espetáculo, Maria João Fontaínhas 2020”.

O prémio, instituído pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra, tem um valor pecuniário de 5 mil euros e será concretizado pelo Chão de Oliva.

Para mais informações, consulte o regulamento do prémio em www.cm-sintra.pt. /separador da cultura ou www.chaodeoliva.com. Para pedido de esclarecimento, poderá contactar o Departamento de Turismo e Cultura / Divisão de Promoção de Eventos e Gestão de Equipamentos Culturais, através do telefone 21 923 61 07 / 02 ou do email: dtc@cm-sintra.pt.

Maria João Fontainhas

A atriz e encenadora Maria João Fontaínhas, fundadora da Companhia de Teatro de Sintra, faleceu em 18 de novembro de 2006, com 34 anos, tendo trabalhado com alguns dos mais conhecidos encenadores portugueses, entre os quais Joaquim Benite, João Mota e João Mello Alvim, entre outros, e interpretado peças de dezenas de autores, desde Gil Vicente a Dário Fo.

Da sua curta, mas brilhante carreira, há ainda de dar nota que escreveu para a Companhia de Teatro de Sintra a peça “Gaveta dos Sonhos”, que também encenou, sendo ainda responsável pela gestão administrativa e financeira do Centro de Difusão Cultural Chão de Oliva.

Em sua homenagem o Município de Sintra com a colaboração do Chão de Oliva instituiu em 2008, através do presente Regulamento, com caráter bienal o “Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas” o qual se destina a galardoar um projeto para um espetáculo de teatro, dança, marionetas, música ou transversal a estas áreas que, para além da atribuição de um valor pecuniário, poderá ser montado e integrado na programação do Chão de Oliva.

Texto: Sintra Notícias com Chão de Oliva
Fotografia: DR Chão de Oliva