Primeiro curso de pilotos de helicópteros “arranca” em Sintra

O Centro Multinacional de Treino de Helicópteros vai localizar-se na Base Aérea de Sintra e funcionará a partir de 2021, com um investimento português de quatro milhões de euros.

O primeiro curso de pilotos no Centro Multinacional de Helicópteros de Sintra começa em agosto e a liderança do centro, da Agência Europeia de Defesa, ficará a cargo de Portugal até 2021, anunciou o ministro da Defesa.

“Foi confirmado esta semana o resultado para o qual estamos há bastantes meses a trabalhar que é a liderança portuguesa do centro multinacional de helicópteros que se instalará em Portugal, em Sintra, e que será o maior centro europeu para a formação de pilotos e tripulações de helicópteros”, anunciou esta sexta-feira o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, em declarações à agência Lusa.

“Será uma liderança portuguesa que dará lugar à autonomia da instituição. Somos responsáveis por albergar o centro em Sintra com todo o processo que levará ao seu funcionamento autónomo a partir de 2021”, precisou o ministro, referindo que Portugal manterá sempre “uma preponderância” nesta liderança.

O primeiro curso de pilotos no Centro Multinacional de Helicópteros de Sintra começa em agosto e a liderança do centro, da Agência Europeia de Defesa, ficará a cargo de Portugal até 2021, anunciou o ministro da Defesa. João Cravinho

O primeiro curso de pilotos vai começar já em 2020. “Já a partir de agosto de 2020 teremos o primeiro curso e o centro de formação de helicópteros estará em pleno funcionamento a partir de 2021, com os simuladores”, indicou o governante.

A instalação deste centro multidisciplinar de treino de helicópteros em Sintra foi conhecida em julho do passado, mas a sua liderança ainda estava por definir. Assim, até 2021, será a Força Aérea portuguesa a assumir as rédeas desta formação europeia.

Recorde-se, logo após a decisão que confirmou a instalação do centro multinacional de treino de helicópteros na Base Aérea de Sintra, em julho de 2019, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra que aproveitou a oportunidade para agradecer a escolha de Sintra para o novo centro de formação multinacional de helicópteros.

“Quero deixar uma palavra de reconhecimento ao ministro da Defesa pelo excelente trabalho, nomeadamente na articulação realizada com Sintra, que honra este município, mas acima de tudo prestigia Portugal”, disse Basílio Horta considerando que “este é mais um projeto “estruturante” para o reforço da “atratividade” do concelho.

De referir ainda que o centro de treino vai concentrar também capacidades dispersas noutros países como a Alemanha e vai ter em permanência entre 20 a 25 pilotos vindos de vários pontos da Europa.

  • Fotografia: arquivo