Centro multinacional de treino de helicópteros vai ser em Sintra

Centro multinacional de treino de helicópteros vai localizar-se na base aérea de Sintra

O ministro da Defesa, João Cravinho, anunciou hoje que o centro multinacional de treino de helicópteros vai localizar-se na base aérea de Sintra e funcionará a partir de 2021, com um investimento português de quatro milhões de euros.

“Tive oportunidade de agradecer ao embaixador Domecq pelo trabalho que fez para criar as condições para que o centro de formação multinacional de helicópteros viesse para Portugal, e estaremos efetivamente em condições de abrir esse centro de formação em Sintra, em 2021”, afirmou o ministro da Defesa em conferência de imprensa conjunta.

“É um centro formação que eu creio que será de grande valor acrescentado tanto para Sintra, a nossa Força Aérea, o nosso país, como também para a formação de pilotos e tripulações de helicóptero dos países da União Europeia”, advogou.

O ministro adiantou que a construção vai iniciar-se “logo que possível”, com um investimento “na ordem dos quatro milhões de euros” do lado português.

“Como sabem, isto tem de passar por concursos públicos mas teremos condições para receber num primeiro momento, em edifícios que já existem na base aérea em Sintra, a formação inicial, depois complementado por edifícios construídos de raiz para este efeito”, notou, acrescentando que o Governo vai “agora iniciar esse processo de investimento na base aérea de Sintra”.

No início do mês, Gomes Cravinho tinha dito que a concretizar-se a sua instalação em Portugal, o Estado vai “utilizar um edifício na base aérea de Sintra, inicialmente, para formação inicial, mas depois será feito um edifício.

Sintra Notícias com Lusa