Mais de 200 eventos assinalam em Sintra os 25 anos do Património Mundial

Mais de 100 momentos musicais, mais de 70 peças de teatro, 20 dias de criações históricas, 12 eventos de festas e feiras populares

Parque e Palácio de Monserrate | Foto: PSML - Emigus

Sintra apresenta esta sexta-feira o programa cultural que assinala os 25 anos da elevação de Sintra a Património Mundial no Palácio Nacional de Queluz, às 11h00.

O programa destas celebrações está repleto de inúmeros eventos culturais onde se destaca mais de 100 momentos musicais, mais de 70 peças de teatro, 20 dias de criações históricas, 12 eventos de festas e feiras populares, mais de uma dezena de conferências e oito novas exposições.

“Esta programação é o reflexo de Sintra como um lugar unificador, capaz de nos juntar na diversidade dos caminhos. Um lugar de todas as culturas, que sentimos nosso porque a ele pertencemos. Um lugar que nos pertence”, defende Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra”.

“Um lugar de todas as culturas, que sentimos nosso porque a ele pertencemos. Um lugar que nos pertence”, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra | Foto: DR Jornal Sol

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Sintra, o evento tem como objetivo mostrar a diversidade das manifestações culturais do concelho, onde vivem mais de 400 mil pessoas, e simultaneamente reafirmar a riqueza do património concelhio e a sua inquestionável marca na história local, nacional e mundial.

Sintra foi classificada Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, a 6 de dezembro de 1995, durante a 19.ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Foi o primeiro local inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal deste lugar e paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica do tempo.

As comemorações são promovidas pela autarquia de Sintra, Parques de Sintra Monte da Lua e Fundação Cultursintra.