Museu de Odrinhas inaugura Claustro do Tempo

As centenas de peças agora expostas remontam à época moderna e medieval, quando Sintra, e os seus campos, faziam parte integrante do Reino de Portugal

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO) abre a exposição “Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos”, patente a partir de 16 de janeiro, inaugurando-se assim mais uma nova secção expositiva do Museu, designada como “Claustro do Tempo”.

As centenas de peças agora expostas remontam à época moderna e medieval, quando Sintra, e os seus campos, faziam parte integrante do Reino de Portugal, testemunhando o quotidiano das populações multiculturais – judeus, mouros e cristãos – que aqui habitavam.

Sob o signo da Cruz cedo cresceram igrejas e ermidas, estabeleceram-se circunscrições paroquiais, instalaram-se ordens religiosas. Pouco a pouco as mentalidades mudam, a sinagoga e a mesquita restringem-se a minorias cada vez mais exíguas, a intolerância acaba por predominar.

Com esta exposição pretende-se dar a conhecer a ancestral origem das populações desde há séculos conhecidas como “saloias”, sobretudo formadas e definidas como tal no decurso do longo período representado através dos materiais expostos.

Centenas de inscrições e monumentos lapidares romanos reunidos no Museu, todos de origem regional, espelham no entanto, e par a par, influências estilísticas e populações de filiação itálica, norte africana, oriental, paleohispânica – entre outras menos frequentes

MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas
Avenida Prof. Dr. D. Fernando de Almeida
São Miguel de Odrinhas – Sintra
2705-739 São João das Lampas | Telefone: 219 609 520