‘Portugal Site Selection’ apresentado no Seminário Diplomático 2020

O Portugal Site Selection é uma plataforma com base em sistemas de informação geográfica que está disponível gratuitamente na web e identifica soluções de localização em Portugal em função dos requisitos de determinado projeto.

Seminário Diplomático 2020, promovido pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE)

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A., apresentou a plataforma Portugal Site Selection no painel temático “Novas Ferramentas para a Internacionalização” no decorrer do Seminário Diplomático 2020, promovido esta terça-feira, pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, fez a abertura do painel, que contou ainda com a intervenção de João Dias, Administrador da AICEP.

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., apresentou a plataforma Portugal Site Selection no painel temático “Novas Ferramentas para a Internacionalização”

O objetivo do painel foi dotar a Rede Diplomática de Embaixadas e Consulado e a Rede Externa da AICEP de conhecimento, materiais de divulgação e de promoção de novas ferramentas digitais que apoiem o seu trabalho de divulgação de Portugal como destino de investimento e de promoção das exportações nacionais para os mercados onde atuam.

O Portugal Site Selection é um serviço público gratuito de apoio ao investidor, disponível em português e em inglês, que permite selecionar, de forma fácil e eficaz, o espaço, em Portugal, que melhor se adapta ao negócio do investidor, através de análises multicritério aos requisitos do projeto de investimento; mas também conhecer as áreas disponíveis navegando no mapa e pesquisando por área geográfica; identificar as soluções que melhor se adaptam ao projeto de investimento, como dimensão, tipologia de espaço ou proximidade a infraestruturas relevantes, entre outros.

Disponibiliza ainda serviços de consultadoria especializada, destacando-se na oferta – apoio à promoção e qualificação dos parques empresariais, em coordenação com as entidades municipais e regionais, para a capacitação da oferta nacional, bem como na procura – levantamento dos requisitos do cliente, seleção das melhores localizações, análise comparativa de soluções e consultadoria nos processos de licenciamento.

O Seminário Diplomático é uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que reúne membros do Governo – incluindo todos os Secretários de Estado do MNE, que participam em reuniões e painéis temáticos – e representantes da Administração Pública, das Universidades, da comunidade empresarial e de outros setores estratégicos, com os Embaixadores de Portugal, para debater temas de interesse para a política externa portuguesa.