Lagarta do Pinheiro em espaços verdes em Rio de Mouro

Para mais informações e pedido de ajuda, pode contatar o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra através do 219 105 880.

Lagarta do Pinheiro, em Rio de Mouro | Foto: JF de Rio de Mouro

Em alguns parques e espaços verdes na freguesia de Rio de Mouro, foi detetada a presença da lagarta do pinheiro, alerta o site da Junta de Freguesia, alertando a população “para estar particularmente atenta à infestação”.

O contacto com a processionária do pinheiro (bravo e manso) causa diversas alergias, tais como: irritação na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, com gravidade dependendo de cada pessoa.

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, é recomendado que consulte de imediato o posto médico mais próximo ou contacte o SNS através do número 800 24 24 24. No caso dos animais, caso suspeite de contacto, visite o veterinário mais próximo.

Como são as Lagartas do Pinheiro?

São lagartas que estão em crescimento ativo e constroem os ninhos de Inverno designados vulgarmente novelos de seda; as lagartas completamente desenvolvidas abandonam os ninhos e descem as árvores para se enterrarem no solo.

Normalmente andam umas atrás das outras em procissão, dai o nome processionária.

Sempre que sejam identificados ninhos ou lagartas informe o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra através do 219 105 880.


Fotografia: JF de Rio de Mouro