“Jorge Jesus projetou o prestígio de Portugal no mundo do desporto”

Jorge Jesus foi, esta segunda-feira, condecorado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa em Belém.

“É com orgulho que eu hoje recebo esta condecoração. Sei o significado dela, sei quem era o Infante D. Henrique”, afirmou Jorge Jesus, treinador do Flamengo, que hoje foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia em que assumiu o “orgulho” por se ter tornado comendador.

A cerimónia decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, e contou com a presença da família do treinador, dos presidentes do Sporting, Frederico Varandas, do Benfica, Luís Filipe Vieira, e do Sporting de Braga, António Salvador, da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença.

“Claro que não fomos nós – eu e a minha equipa técnica – que descobrimos o Brasil, também não fui eu que dei a independência, mas fomos nós que em 23 e em 24 de novembro conquistámos dois títulos no Brasil, vamos ficar também na história do Brasil”, disse Jorge Jesus, sublinhando a ligação afetiva manifestada pelo povo brasileiro em relação a Portugal, enfatizando que é uma “grande honra” representar o país no estrangeiro.

Também Otávio Machado, Bagão Félix, Manuel Sérgio, o antigo guarda-redes Júlio César e Pimenta Machado marcaram presença.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Jesus “contribuiu e contribui para o prestígio de Portugal no mundo do desporto, em particular num país muito querido, que sempre foi e sempre será”, assinalando que também os portugueses “vibraram emocionalmente” com os triunfos do treinador de 65 anos no Brasil, ao serviço do Flamengo.

De acordo com o “site” da Presidência da República, esta Ordem “destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

Fotografia: DR Presidência da República