Sob o lema “Não lixe o BEQ!,” a campanha visa pedir aos vizinhos do Bairro que evitem colocar nos contentores todos os resíduos produzidos durante a época natalícia, logo no dia de Natal, altura em que a recolha dos resíduos é menos frequente.
“O que se pretende é evitar a acumulação de lixo junto aos contentores que, inevitavelmente, acabará por se espalhar pelas ruas!”, explica o Grupo de Vizinhos do BEQ, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.
“Sabemos que há muito trabalho a fazer na separação, recolha e tratamento de resíduos, mas não encher o nosso bairro de lixo na época mais bonita do ano é uma coisa que está ao nosso alcance e que só nós, vizinhos, podemos fazer,” afirma Gonçalo Cavalheiro, um dos moradores do Bairro.
A campanha dos Vizinhos do BEQ conta com o apoio da União de Freguesias de Queluz-Belas e dos SMAS de Sintra que se associaram à iniciativa com a entrega de ecopontos domésticos que serão distribuídos por todas as quase 350 casas do Bairro.
“Sabemos que temos muito trabalho pela frente em matéria de resíduos e o envolvimento dos cidadãos é indispensável para sermos bem sucedidos!”, considera Paula Alves, presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas, que se regozija com a iniciativa dos “nossos fregueses do BEQ”. Mas não só!
“Os SMAS de Sintra participam com agrado nesta campanha de sensibilização, com o lema ‘Por um concelho, um país e um mundo mais verde e azul!‘” destaca por seu turno, Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra.
“Não Lixe o Bairro”
A ação de lançamento da campanha com distribuição dos ecopontos domésticos terá, este sábado, 21 de dezembro às 10h00, no Ginásio Clube de Queluz, na Rua Afonso de Albuquerque n.º 26 em Queluz).
De referir que esta é uma iniciativa informal dos “Vizinhos do BEQ”, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida no Bairro.
Recorde-se, o Bairro Económico de Queluz (BEQ) foi construído em meados do século XX ao abrigo do Programa das Casas Económicas do Estado Novo. Com mais de 70 anos de existência, sofre agora de alguns problemas, nas mais diversas áreas, “que requerem uma intervenção integrada por parte tanto das entidades públicas como dos moradores”.
Mais informações em https://vizinhosdobeq.blogspot.com/