Sintra investe 3,3 milhões de euros em escolas do concelho

A execução das empreitadas foi aprovada, esta terça-feira, em reunião camarária e incidirá sobre 11 escolas EB1, 13 escolas EB23 e ainda um Jardim de Infância do concelho.

Instalação de novos caixilhos e janelas de vidro duplo aumentam o conforto dentro das escolas | Foto: arquivo

A Câmara de Sintra vai investir mais de 3 milhões e 300 mil euros em escolas do concelho de Sintra, para melhorar as condições nos estabelecimentos de ensino para milhares de crianças.

A execução das empreitadas foi aprovada, esta terça-feira, em reunião camarária e incidirá sobre 11 escolas EB1, 13 escolas EB23 e ainda um Jardim de Infância do concelho.

“Investir nas escolas é uma das nossas prioridades”, disse Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, explicando que “não podíamos conviver com escolas obsoletas, sem o mínimo de condições favoráveis a uma educação digna”. Para o autarca, “este investimento tem de ser feito, para devolver dignidade a quem aprende e a quem ensina.”

Intervenção municipal na Escola de Ouressa em Mem Martins | Foto: Sintra Notícias – arquivo

Os planos de intervenção passam pela conservação e reabilitação dos edifícios de forma a garantir boas condições de funcionamento, devolver aos edifícios as suas características originais, garantido a estanquidade e as condições de conforto dos mesmos e a remoção de coberturas em fibrocimento.

Serão alvo de intervenção e substituição das caixilharias, num prazo de execução de 120 dias, as Escolas Básicas do 1.º ciclo de Massamá, Queluz 2, Monte Abraão, Lopas, Agualva 1, Agualva 2, Ribeiro do Carvalho, Albarraque, Abrunheira, Cabra Figa, Vila Verde, Mem Martins 1 e Portela de Sintra e as Escolas Básicas 2,3 D. Fernando II, D. Carlos I, Alto dos Moinhos, Mestre domingos Saraiva, Padre Alberto Neto, Ferreira de Castro, D. Pedro IV, Ruy Belo, Leonor de Lencastre e Dr. Egas Moniz.

Com prazo de execução de 150 dias, a empreitada para arranjos exteriores incidirá sobre a Escola Básica Mem Martins 1 e o Jardim de Infância Mem Martins.

Basílio Horta, de visita às obras na Escola de Ouressa, em Mem Martins | Foto: Sintra Notícias – arquivo

O plano de intervenção contempla a requalificação e revitalização do espaço existente e disponível, melhorando as condições de utilização que existem atualmente, reforçando assim o carácter de permanência, de acontecimentos, de práticas sociais, culturais e recreativas. A empreitada prevê ainda a criação de zonas de lazer, com equipamentos lúdicos e mobiliário urbano.

As Escolas Básicas 2,3 Mestre Domingos Saraiva, D. Carlos I, Alto dos Moinhos, Padre Alberto Neto, D. Pedro IV, Ruy Belo, Rainha D. Leonor de Lencastre e Doutor Egas Moniz serão intervencionadas tendo em vista a substituição das coberturas – devolvendo estanquidade aos edifícios e removendo coberturas em fibrocimento e conferindo aos edifícios maior conforto.

Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra foi apresentado em março de 2018 e prevê a intervenção em 98 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários.