Apreensão de artigos em leiloeira provenientes de espécies protegidas

A ação contou com o reforço dos Núcleos de Proteção Ambiental de Sintra e de Vila Franca de Xira e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Durante a ação, foram identificados os responsáveis pelos operadores económicos

O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, aprendeu esta segunda-feira, diversos objetos com materiais de proveniência de espécies protegidas, no distrito de Lisboa.

No âmbito de uma ação de fiscalização a duas leiloeiras e uma antiquaria, os militares identificaram diversos objetos produzidos com partes de animais protegidos, como por exemplo, marfim.

“Estes bens encontravam-se em exposição para posterior oferta pública, sem que estivessem devidamente regulados pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), culminando na apreensão de 11 objetos que incorporam materiais protegidos por esta convenção”, adianta a GNR em comunicado enviado à imprensa.

Durante a ação, foram identificados os responsáveis pelos operadores económicos, uma mulher e dois homens com idades entre os 60 e os 80 anos.

Esta ação contou com o reforço dos Núcleos de Proteção Ambiental de Sintra e de Vila Franca de Xira e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.