CP iniciou recuperação de oito automotoras para a linha de Sintra

A transportadora está a reparar no Entroncamento oito automotoras para as linhas de Sintra e Azambuja que foram encostadas em Campolide durante a troika e que deverão estar operacionais em 2020.

Estação de comboios de Sintra | Foto: DR CMS

A recuperação de material circulante para Lisboa faz parte do plano de investimento de 45 milhões de euros na CP e que contempla a intervenção num total de 70 unidades, entre locomotivas, automotoras e carruagens até ao final de 2020, anunciou a empresa.

A transportadora está a reparar no Entroncamento oito automotoras para as linhas de Sintra e Azambuja que foram encostadas em Campolide.

As supressões diárias de comboios na linha de Sintra penalizam milhares de utentes todos os dias. A pressão dos municípios da Amadora e sobretudo Sintra, obrigaram o Governo a tomar medidas que através da CP, já pôs em marcha um plano para recuperar as oito automotoras elétricas que estavam paradas desde 2013, em Campolide.

Supressão de comboios é uma realidade de todos os dias e tem motivado o protesto frequente de utentes

Este material vai ser recuperado nas oficinas do Entroncamento e deverá estar totalmente operacional durante 2020, anunciou esta quinta-feira, Nuno Freitas, presidente da empresa.

“Estamos a recuperar oito unidades quádruplas (UQE) que estavam paradas há vários anos. Estas unidades vão ficar prontas em 2020 e vão permitir um aumento de 13% na nossa oferta. Serão 8000 lugares adicionais”, assinalou o gestor durante a cerimónia de assinatura do primeiro contrato de serviço público, na estação do Rossio.

Em causa, estão seis automotoras elétricas das séries 2300 e 2400, que circulam, sobretudo, na linha de Sintra – que entraram ao serviço em 1997 e que deveriam ter feito a revisão de meia-vida em 2012; e ainda duas automotoras da série 3500, as únicas unidades de dois andares ao serviço da CP, sobretudo, na linha de Azambuja.

Saída de comboio da Estação da CP de Sintra

Assim que estiverem reparadas, as oito automotoras vão reforçar o número de unidades ao serviço da linha de Sintra e Azambuja: atualmente, são 50 automotoras das séries 2300 e 2400; mais 10 automotoras da série 3500.

Recorde-se, nos últimos anos, estas automotoras serviram como fonte de peças suplentes para reparar outros comboios e estiveram expostas às condições atmosféricas.

Estima-se que cada unidade demore dois meses a ser reparada. Apesar da melhoria do índice de regularidade, “de 97,5% para 99%”, segundo a CP, ainda se registam supressões diárias na linha de Sintra, sobretudo na hora de ponta.