Dez novas empresas apresentadas na Startup de Sintra

A economia digital, na qual se integra a Startup Sintra, representa neste momento, 1,1% do PIB nacional que são cerca de 2,2 milhões de euros.

A Startup de Sintra apresentou no sábado, mais dez novas empresas que iniciaram os seus negócios, no âmbito do programa de aceleração Sintra Start.

No decorrer do Demo Day StartUp Sintra 2019 de apresentação das novas empresas, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, relembrou que há cerca de 4 anos, quando foi criada a Startup Sintra, “foi considerado o facto, de que um concelho como Sintra, não podia ficar parado quando o mundo avançava tão rapidamente. Estávamos conscientes do que estava a acontecer na economia portuguesa e mundial, olhámos para o futuro com os olhos do presente, sabíamos os desafios que iam ser colocados às empresas e pensámos: Sintra não pode ‘perder o comboio’ da história da nova economia da industria 4.0.”

Recorde-se, a Startup Sintra foi criada pela Câmara de Sintra em parceria com o Grupo Metal e com a Associação Empresarial de Sintra, com o propósito de promover o empreendedorismo na área das novas tecnologias de elevada empregabilidade.

Com o crescimento das empresas que nasceram deste projeto, surgiu a necessidade de expansão, levando a que a Startup de Sintra integrasse a rede nacional de incubadoras, Startup Portugal e também a Portugal Ventures.

Carlos Fernandes, Coordenador do Gabinete de Apoio Empresarial da Câmara de Sintra e João Cabral, Director Executivo StartUp Sintra

“Temos população, juventude e território, temos 318km paralelos, nos quais há bastante território quase inexplorado, e se uma empresa necessita de 40m2 para o seu negócio, Sintra tem, a um preço muito razoável”, destacou Basílio Horta, lembrando o facto de Sintra ser o segundo concelho do país com mais população e o primeiro mais jovem do país.

O autarca frisou ainda que “a autarquia tem uma estratégia clara, quem investe em Sintra é um amigo, somos solidários com quem escolhe investir no concelho, investir em Sintra é uma questão de segurança.”

A economia digital, na qual se integra a Startup Sintra, representa neste momento, 1,1% do PIB nacional que são cerca de 2,2 milhões de euros. A taxa de crescimento de emprego neste setor também é bastante significativa.

No ano de 2018 houve mais de 500 milhões de euros de captação de investimento em Portugal, o que é um indicativo dos projetos de relevo que começam a surgir nas Startups.

A Startup Sintra começou a apostar também na formação, este ano iniciou nas suas instalações o curso de programação do IEFP.

Programa de Aceleração Sintra Start

Tens uma ideia de negócio e gostavas de a testar? Candidata-te ao programa de aceleração Sintra Start e beneficia de um conjunto de apoios para a validação da tua ideia. Inscrições em www.startupsintra.com/candidaturas

Posted by Startup Sintra on Monday, 22 February 2016

Este ano nasceram as seguintes empresas:

– LAD Sensors  LAD Sensors é uma plataforma inovadora de deteção e gestão de incêndios florestais, contando já com vários projetos piloto, um deles instalado nos Parques de Sintra Monte da Lua;

– Timelinefy – Linhas do Tempo Digitais ou registo de memórias, para o mercado educacional e cultural;

– Indoor 4.0 – Tecnologia especializada para gestão de armazenamento com integração de dispositivos iot;

– Drone Surface – Soluções baseadas na recolha de informação com drones aos quais são associados diferentes sensores;

– Ucount.GG – Plataforma on-line para organização de competições de e-sports;

– EoTix – Eotix permite uma ligação segura com a qualidade da fibra ótica e velocidades até 10 Gbps;

– PhotoBond – Uma aplicação que permita a partilha e venda de fotografias de eventos de casamento;

– Neroes – Solução terapêutica inovadora, económica e sem efeitos secundários. É eficaz para a ansiedade e controlo emocional dos desportistas;

– Gestifly – Software de apoio à gestão e organização de processos, para pequenas e médias empresas;

– White Wolf Cripto – Plataforma de Investimento em Criptomoedas.