As temperaturas baixas vão manter-se este fim de semana em Portugal continental, assim como a chuva e neve. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira aguaceiros, no litoral Norte e Centro e até meio da tarde, que poderão ser de neve acima de 800/1000 metros.

A Guarda será o distrito mais frio – no sábado as temperaturas mínimas vão descer para um grau negativo – seguido de Viseu, onde os termómetros vão bater os zero graus. Em Bragança e Vila Real as temperaturas mínimas não vão ultrapassar -1ºC.

A sul pode contar com períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde. O vento vai soprar por vezes forte na faixa costeira ocidental e terras altas. Os termómetros vão registar uma pequena descida da temperatura. 

Na região de Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 8 e os 13 graus e no Porto, entre os 5 e os 13 graus.

O IPMA colocou dez distritos de Portugal continental em alerta laranja até às 15h00 desta sexta-feira devido à forte agitação marítima. São, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Estes distritos vão passar depois a aviso amarelo a partir das 15h00 desta sexta-feira e até às 06h00 de sábado, com ondas de noroeste a registarem 4 a 5 metros. 

A costa norte e sul da ilha estão sob aviso amarelo devido ao vento forte, com rajadas até aos 80 k/h, entre as 07h00 desta sexta-feira e as 03h00 deste sábado.