Sugestões para “fora de casa”

LEFFEST em destaque este fim de semana

CINEMA. Festival Lisbon & Sintra Film – LEFFEST está de volta a Sintra com o que de melhor se faz no mundo da sétima arte, de 15 a 24 de novembro.

Este ano estarão 11 filmes em competição, e o júri será composto por nomes sonantes como Maria João Pires, Yasmine Hamdan, Wagner Moura e Vitória Guerra.

No âmbito do LEFFEST, a pianista Maria João Pires sobe ao palco do Auditório Jorge Sampaio, às 19h00, no dia 17 de novembro, para interpretar algumas peças por si escolhidas e para uma conversa com Luís Caetano e Paulo Branco.

O Auditório Acácio Barreiros recebe a banda portuguesa Mão Morta para duas sessões especiais, no dia 17 de novembro. A primeira tem início às 17h00, com a apresentação do filme-concerto “A Casa na Praça Trubnaia” de Boris Barnet.  Os Mão Morta, compuseram uma banda-sonora original para esta obra-prima do cinema mudo soviético e tocam-na ao vivo, acompanhando a exibição.

A segunda sessão realiza-se às 19h30, com a exibição do filme “Mutantes S.21” de João Sá. Os nove temas do álbum, gravados e filmados ao vivo no decorrer do concerto, são intercalados com histórias do disco e da banda.

FOTOGRAFIA. Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia o MU.SA – Museu das Artes de Sintra promove o ateliê de fotografia “Jogo do Olhar, no dia 16 de novembro às 16h00. Esta atividade, direcionada para famílias com crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos, apresenta desde jogos de imagens a leituras, até revivalismo fotográfico – com material analógico colocado à disposição para ser “descoberto”…

ATLETISMO. No próximo dia 16 de novembro, pelas 14h30, o Centro Carlos Paredes – Lúdico, Cultural e Desportivo de São Marcos vai ser palco do “6º Corta Mato Cidade Cacém-São Marcos”, primeira prova da temporada de 2019/2020 do Troféu “Sintra a Correr”, organização conjunta da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias do Cacém e São Marcos.

HISTÓRIAS. A Casa dos Hipopómatos recebe a oficina de construção de livros de família, “Nós somos árvores”, dinamizada por Paula Delecave, no dia 16 de novembro, às 15h00 e visa a criação de livros personalizados sobre as famílias e as suas histórias, através de atividades de ilustração nomeadamente, desenho, colagem e jogos com palavras.

DEBATE. A Câmara Municipal de Sintra organiza o Encontro de Etnografia Saloia, este evento com entrada livre realiza-se no dia 16 de novembro, às 14h30 e no dia 23 de novembro das 9h30 às 17h00. O Museu São Miguel de Odrinhas, irá receber o workshop de etnografia, no âmbito Encontro de Etnografia Saloia, no dia 16 de novembro às 14h30, com entrada livre. Este workshop falará sobre costumes, tradições e trabalho do povo saloio.

LEITURA. A Biblioteca Municipal de Sintra promove o workshop leituras em família, com o tema “O Boneco de Neve”, no dia 16 de novembro, às 16h00, para todas as famílias com crianças maiores de 4 anos.

PINTURA. A exposição de pintura “Mythos da Mesopotâmia”, de Hugo Claro, está patente até 18 de janeiro, na Galeria Municipal-Casa Mantero. Esta mostra é inspirada na Mitologia do Médio Oriente, mais especificamente na Mitologia Assírio-babilónica.

EXPOSIÇÃO. A Sintra Houses by Lendas de Sintra apresenta a exposição fotográfica “Reflexos do Monte da Lua”, até 27 de dezembro, na Vila Alda – Casa do Elétrico de Sintra, com entrada livre.

PINTURA – Museu das Artes de Sintra recebe a exposição de pintura “A cor das palavras – Duplas emoções”, de Fátima Ramalho, até 15 de dezembro.

EXPOSIÇÃO. Até dia 5 de janeiro, o Museu Anjos Teixeira tem patente a exposição “Nú”. A mostra pretende exibir a visão de cada mestre em relação ao corpo humano e à sua nudez, com esboços elaborados pelos mesmos antes das suas esculturas.

ARQUEOLOGIA. “Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é a mostra que está patente no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, onde se reúnem mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).

EXPOSIÇÃO. O MU.SA – Museu das Artes de Sintra tem patente a exposição “O Espaço ilimitado da pintura” obras da coleção de Nadir Afonso, que se insere nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, datado de 4 dezembro de 1920. Grande parte das obras expostas são da coleção de Laura Afonso, viúva do pintor, e da Fundação Nadir Afonso.