Sintra encerra locais de deposição de resíduos de construção

A operação, levada a cabo pela Polícia Municipal de Sintra, contou com mais de uma dezena de elementos e decorreu nas primeiras horas desta manhã.

O município de Sintra encerrou esta manhã, na freguesia de Queluz/Belas, zonas de deposição ilegal de resíduos e fiscalizou empresas de tratamento de terras que funcionavam sem as licenças ambientais.

A operação, levada a cabo pela Polícia Municipal de Sintra, contou com mais de uma dezena de elementos e decorreu nas primeiras horas desta manhã. A ação das autoridades, a que se juntou elementos da fiscalização da Câmara Municipal de Sintra, detetou e encerrou dois locais onde estavam a ser depositados, de forma ilegal, resíduos de construção e demolição.

Operação ambiental na freguesia de Queluz/Belas

As autoridades fiscalizaram ainda, no âmbito desta operação, outras duas empresas que desenvolviam atividade no âmbito do tratamento de terras para jardins, mas que não tinham licença ambiental para o efeito.

O município de Sintra iniciou o ano passado uma campanha para apanhar, em flagrante delito, os responsáveis pela deposição ilegal de entulho em espaços públicos. Segundo autarquia trata-se de um “gravíssimo atentado à qualidade de vida dos munícipes e à afirmação de Sintra como território sustentável, qualificável e competitivo”.

“O município está a detetar e a multar quem deposita entulho ilegal no espaço público”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra quando se iniciou a campanha. Basílio Horta admitia que a dimensão do território sintrense, 312 Km2, tornava o processo complexo, mas que “a Polícia Municipal passaria a ter, em permanência, equipas para punir este tipo de infrações”.

“Perante a gravidade que constitui este crime ambiental, a Polícia Municipal, em determinadas circunstâncias, devem proceder à apreensão dos veículos que transportam, ou depositem, resíduos na via pública”, revelou Basílio Horta.