Parques de Sintra, Cascais, Mafra e Arrábida vão ter videovigilância

Decisão foi aprovada pelo Conselho Metropolitano de Lisboa. Poderão ser instaladas 12 torres de videovigilância.

O projeto abrange os municípios de Cascais, Mafra e Sintra, no distrito de Lisboa, e os de Palmela e Sesimbra, no distrito de Setúbal | Foto: Sintra Notícias - arquivo

O Conselho Metropolitano de Lisboa aprovou esta sexta-feira uma proposta para a implementação de um sistema de videovigilância nos parques naturais de Sintra, Cascais, Mafra e da Arrábida, estimando-se que entre em funcionamento no final de 2020.

A proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção da Câmara Municipal de Setúbal, durante uma reunião daquele órgão que se realizou ao início desta sexta-feira em Lisboa.

A área que este projeto pretende cobrir abrange os municípios de Cascais, Mafra e Sintra, no distrito de Lisboa, e os de Palmela e Sesimbra, no distrito de Setúbal.

De acordo com a proposta, pretende-se instalar “um número mínimo” de 12 torres de videovigilância, um centro de controlo e gestão, no Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana, e um posto de operação no Comando Sub-regional de Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Recorde-se, a Área Metropolitana de Lisboa integra 18 municípios.

  • Fotografia: Sintra Notícias – arquivo