Missa e castanhas por São Martinho na Igreja Paroquial na Vila Velha

CENTRO HISTÓRICO DE SINTRA | A celebração da Eucaristia, realiza-se na segunda-feira, dia 11 de novembro às 19h30, seguindo-se um magusto, com a habitual distribuição gratuita de castanhas e água-pé.

A Paróquia de São Martinho, no Centro Histórico de Sintra, na União das Freguesias de Sintra, realiza este segunda-feira, 11 de novembro, Dia de São Martinho, uma missa seguida de Magusto, pelo Santo.

A celebração da Eucaristia, realiza-se às 19h30, seguindo-se um magusto, com a habitual distribuição gratuita de castanhas e água-pé aos presentes, uma iniciativa que tem o apoio da União das Freguesias de Sintra.

Conta a lenda conta que certo dia, um soldado romano de nome Martinho [316 – 397], estava de regresso à sua terra natal. Estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. O soldado rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo e de repente o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que tenha sido uma recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, [não é o caso deste ano] tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.