“Sophia 100 anos” em sessão literária de homenagem à escritora

A Alagamares-Associação Cultural, em parceria com o Chão de Oliva, vão assinalar os 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, na Casa do Teatro em Sintra, com entrada livre.

A Alagamares-Associação Cultural, em parceria com o Chão de Oliva, vão assinalar os 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, promovendo uma sessão literária, no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 21h00, na Casa do Teatro em Sintra, com entrada livre.

“Passam a 6 de Novembro cem anos que nascia no Porto a escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, figura incontornável da literatura portuguesa do século XX. Autora de contos infantis e com vasta obra na poesia e teatro, Prémio Camões, figura de resistente e verticalidade cívica, não podia esta efeméride passar sem a devida homenagem”, sublinha a organização da iniciativa.

Assim, a Alagamares-Associação Cultural, em parceria com o Chão de Oliva, promovem uma sessão literária na Casa de Teatro de Sintra, na Rua Veiga da Cunha, em Sintra, que terá como oradores o ensaísta, escritor e crítico literário Miguel Real, e a escritora e jornalista, biógrafa de Sophia, Isabel Nery.

No decorrer da sessão serão lidos textos e poemas da autora de “A Menina do Mar”.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919, no Porto. É considerada uma das autoras mais influentes, conhecidas e prestigiadas da literatura portuguesa do século XX.

Sophia de Mello Breyner Andresen morreu em 2004, e os seus restos mortais encontram-se sepultados no Panteão Nacional, em Lisboa.

Curta-metragem ‘Sophia de Mello Breyner Andresen‘ – João César Monteiro, de 1969