Basílio Horta e Fernando Pereira previam a conclusão da obra em 2020

PSD/CDS-PP e CDU chumbaram a criação de um parque intergeracional na zona da Portela de Sintra. PS e BE votaram a favor.

Esta terça-feira o executivo da junta de freguesia apresentou, na assembleia da União das Freguesias de Sintra, uma revisão orçamental que permitia avançar com dois contratos interadministrativos. Um dos contratos garantia à junta de freguesia a gestão do Parque do Barrunchal, sendo que o outro visava a criação do parque intergeracional D. Afonso V, na Portela de Sintra.

“A criação do Parque Intergeracional D. Afonso V implicava a requalificação de todo aquele espaço, transformando a zona num local aprazível para o convívio entre gerações, com novos equipamentos e zonas de lazer” afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pereira.

“É lamentável que a pequena política seja mais importante para PSD/CDS-PP e CDU que os interesses da população que pode assim perder a possibilidade de ter um novo parque intergeracional na Portela”, defende Fernando Pereira.

O novo parque previa um investimento de 100 mil euros da Câmara Municipal de Sintra e de 50 mil euros da Junta de Freguesia.

Fonte da Câmara Municipal de Sintra referiu que a autarquia não comenta esta situação, “mas que obviamente não será esta oposição negativa a evitar a construção de um parque intergeracional para servir as populações”.

Fonte da autarquia sublinha ainda que todas as freguesias do concelho de Sintra concordaram com protocolos ou acordos de investimento, nas mesmas condições, para construção destes espaços.

DIREITA NÃO ACEITA CONSTRUÇÃO DE PARQUE

Os eleitos do PSD e CDS-PP justificam, em comunicado, o chumbo do parque intergeracional por defenderem que “as obras de remodelação” devem ser totalmente pagas pela Câmara Municipal de Sintra.

“Apesar de se tratar de um equipamento municipal, do qual a Câmara não abdica, a proposta obriga a Junta de Freguesia a suportar o excedente do orçamento inicial”, referem os autarcas da coligação de direita.