Limpeza de linhas de água no concelho de Sintra

Decorrem trabalhos de limpeza de linhas de água, para facilitar a drenagem de águas pluviais.

Ribeira das Jardas | Imagem: Sintra Notícias

Estão a decorrer em várias zonas do concelho de Sintra, trabalhos de limpeza de linhas de água, para facilitar a drenagem de águas pluviais.

Um ação que que tem como propósito a limpeza e desobstrução do leito das linhas de água de todo o tipo de resíduos, designadamente a remoção de pedras, troncos, lixo e outro tipo de resíduos que possam existir e que provoquem uma barreira física que origine a diminuição da capacidade de escoamento das águas.

Limpeza e desobstrução do leito das linhas de água de todo o tipo de resíduos

“Até agora a autarquia já concretizou 24 mil metros lineares (ou seja, uma taxa de execução de 82%) e até final do ano concluirá o plano previsto de cerca de 29 mil litros”, adianta a autarquia em nota enviada à imprensa, explicando que “com o fim do verão e o início do período de chuva, a limpeza e desobstrução de linhas de água torna-se um instrumento crucial na mitigação dos danos possíveis causados”.

A limpeza e desobstrução das linhas de água é fundamental para a minimização das consequências negativas das cheias, para assegurar o bom estado ecológico e as condições de escoamento da água e sedimentos de toda a rede hidrográfica e zonas ribeirinhas.