Miguel Blanco e Teresa Bonvalot na “crista da onda” conquistam Cascais

Surfistas de Cascais repetem triunfo alcançado na etapa anterior, após evento que contou com as melhores ondas do ano

Miguel Blanco e Teresa Bonvalot conquistaram este sábado o triunfo no Bom Petisco Cascais Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2019 | Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Miguel Blanco e Teresa Bonvalot conquistaram este sábado o triunfo no Bom Petisco Cascais Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2019, principal competição de surf em Portugal e aquela que define os títulos nacionais da modalidade. 

Com Carcavelos a continuar a oferecer excelentes ondas, mesmo depois do mar cair um pouco em relação à épica jornada da véspera, Blanco e Teresa acabaram por conseguir performances de elevado nível para vencer aquela que já é considerada uma das melhores provas da história da Liga MEO Surf.  

A ação no sábado começou pelas 10 horas e com as meias-finais femininas. Teresa Bonvalot começou logo a destacar-se no primeiro heat do dia, onde acabou por vencer Carol Henrique, após uma disputa equilibrada. Na outra meia-final foi a já coroada campeã nacional, Yolanda Sequeira a eliminar a jovem Mafalda Lopes, que chegou a Carcavelos na sequência da conquista do título europeu júnior da WSL.

Antes do início das finais houve ainda lugar à Renault Expression Session, que foi vencida por Miguel Blanco. Momentos depois decorreu uma sentida homenagem a Ricardo Có, competidor da Liga MEO Surf, que faleceu no passado mês de setembro vítima de doença oncológica. O top nacional Filipe Jervis e o irmão, Pedro Jervis, depositaram uma coroa de flores no mar de Carcavelos, seguindo-se um minuto de silêncio em memória do malogrado surfista luso-guineense.

Foi já perto do meio-dia que tiveram início as finais do Bom Petisco Cascais Pro, com as raparigas a irem primeiro para a água. A qualidade das ondas pode ter sido do melhor que se viu nos últimos anos na Liga MEO Surf, mas Teresa e Yolanda fizeram questão de elevar ainda mais a fasquia, oferecendo às centenas de pessoas presentes na praia aquela que pode muito bem ser candidata à melhor final da história recente do surf feminino nacional.

Teresa começou a disputa mais forte, mas na ponta final do heat Yolanda mostrou toda a qualidade que a levou a conquistar o título nacional este ano. A surfista algarvia apanhou uma direita de potencial elevado, começando por desenhar duas belas curvas e terminando depois com uma manobra forte. Uma performance que lhe valeu 9 pontos em 10 possíveis. No entanto, a resposta de Teresa Bonvalot surgiu no minuto seguinte, graças a um aéreo reverse raramente visto em provas femininas, que recebeu 8 pontos e que permitiu à surfista de Cascais vencer esta super final, com 15,25 pontos contra 15 da adversária.

Esta foi a terceira vitória de Teresa Bonvalot na Liga MEO Surf em 2019, acabando a temporada como vice-campeã nacional. Só mesmo a incrível prestação de Yolanda Sequeira, que também contou com três triunfos no circuito, mas tendo a vantagem de ter mais três finais realizadas, acabou por retirar a possibilidade de Teresa ser campeã nacional, tal como já havia feito em 2014 e 2015.

Por fim, na final masculina, Miguel Blanco entrou na água na “ressaca” do título nacional conquistado na véspera, tendo pela frente o também cascalense Luís Perloiro, que alcançou neste evento a primeira final da carreira na Liga MEO Surf. Com a experiência do seu lado, Blanco começou mais forte e foi-se destacando ao longo do heat, terminando com um triunfo sólido, de 16,10 pontos contra 12,50. Foi a segunda vitória da temporada para o surfista do Estoril, depois de, tal como Teresa, já ter vencido a etapa anterior da Liga MEO Surf, o Allianz Algarve Pro.

Liga MEO Surf || Bom Petisco Cascais Pro 2019 | Dia 3

Resultados finais do Bom Petisco Cascais Pro:

  • Final masculina: Miguel Blanco 16,10 x Luís Perloiro, 12,50
  • Final feminina: Teresa Bonvalot, 15,25 x Yolanda Sequeira 15
  • Somersby Onda do Outro Mundo: Luís Perloiro, 9,75 nos quartos-de-final
  • Renault Expression Session: Miguel Blanco
  • Cascais Best Surfer: Miguel Blanco e Carol Henrique
  • Sumatra Surf Trip (Melhor Júnior): Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes

O Bom Petisco Cascais Pro também contou com as habituais iniciativas de sustentabilidade, através das limpezas de praia com a marca da Fundação Altice e as dinâmicas associadas à proteção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável do Grupo Jerónimo Martins.

Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

  • Fotografia: DR Jorge Matreno/ANSurfistas