Escola Domingos Jardo em Mira Sintra em protesto

A autarquia de Sintra já garantiu que a obra terá início nos próximos 15 dias e que o amianto será retirado até ao final do ano.

Escola Domingos Jardo, em Mira Sintra | Foto: Sintra Noticias

A Escola básica 2,3 Domingos Jardo em Mira Sintra, está esta quinta-feira fechada, em protesto contra o facto de ainda existirem escolas em Portugal, com problemas de amianto por resolver.

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) entregou um pré-aviso de greve a exigir a retirada de amianto das escolas, num protesto que durará 15 dias e abrange todas as escolas do país.

Em nota enviada à imprensa a Câmara de Sintra “lamenta o prejuízo causado a alunos e encarregados de educação através de uma greve irresponsável, por exigir obras que têm o seu início previsto dentro de duas semanas”.

Para o sindicato, há cerca de 100 escolas no país, onde o amianto continua a ser um “problema para alunos, professores, funcionários e até pessoas que vivem nas proximidades” e exige uma “intervenção urgente do governo”, explicando que os pré-avisos de greve, entregues ao Ministério da Educação, terminam a 18 de Outubro.

O Sindicato exige a retirada do amianto das escolas, lembrando que “põe em perigo diariamente milhares de crianças, encarregados de educação e profissionais de educação”.

Obras de substituição das coberturas vão avançar na Escola de Mira Sintra

Em nota enviada à imprensa, a Câmara de Sintra “lamenta o prejuízo causado a alunos e encarregados de educação através de uma greve irresponsável, por exigir obras que têm o seu início previsto dentro de duas semanas”, sublinhando que a autarquia “assumiu responsabilidade na Escola a 1 de setembro”.

Em abril deste ano a autarquia de Sintra lançou um concurso público para a substituição de três coberturas (em fibrocimento) em escolas do concelho de Sintra, onde se incluí a EB 23 Domingos Jardo em Mira Sintra, esclarece a Câmara de Sintra.

“Apesar da Câmara Municipal de Sintra só ter assumido a responsabilidade quanto ao respetivo edifício no passado mês de setembro, a antecipação do lançamento deste concurso público permitiu que a obra tenha início previsto até ao final da primeira quinzena de outubro”, pode ler-se.

A autarquia de Sintra vai, desta forma, “resolver um problema de décadas, cerca de um mês depois de ter assumido a responsabilidade da EB 23 Domingos Jardo em Mira Sintra”, refere a autarquia, lamentando “o prejuízo causado aos alunos desta escola, e encarregados de educação, com uma greve injustificável e irresponsável, baseada num falso problema”.

  • [Notícia atualizada, 12h35]
  • Fotografia: Sintra Notícias