Mais de 15.700 eleitores inscreveram-se num só dia para voto antecipado

Das 15.516 cartas com os boletins de votos já recebidas, a esmagadora maioria é da Europa.

Mais de 15.700 eleitores inscreveram-se, num só dia, no voto antecipado para as eleições legislativas de 06 de outubro, informou hoje a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Das 15.516 cartas com os boletins de votos já recebidas, a esmagadora maioria é da Europa, com 11.339 respostas, de acordo com um relatório hoje divulgado pelo SGMAI no seu “site” com informações e números sobre o processo eleitoral das eleições legislativas.

Da América chegaram 170 respostas, da Ásia e Oceânia cinco e de África duas, segundo este relatório que terá atualização diária no “site” do SGMAI.

Apenas 0,15% dos cerca de 1,4 milhões de eleitores no estrangeiro optaram pelo voto presencial nos consulados, com a França, que concentra mais de 400 mil inscritos, a registar apenas 24 pedidos, segundo dados da Administração Eleitoral.

No total, há 1.466.754 eleitores registados no estrangeiro e uma esmagadora maioria — 1.464.514 – optou pela votação pela via postal, segundo o relatório divulgado hoje pelo SGMAI.

A abstenção nos círculos da emigração (Europa e Fora da Europa), que elegem dois deputados cada, é tradicionalmente muito alta.

O boletim de voto pode ser enviado até 06 de outubro, dia das eleições, devendo ser recebido em Portugal até 16 de outubro, data da contagem e apuramento dos resultados em Lisboa.

Depois das europeias de maio, as legislativas vão testar novamente a participação dos emigrantes com o novo universo eleitoral, que com o recenseamento automático para os residentes no estrangeiro passou de cerca de 300 mil eleitores para mais de 1,4 milhões.