Sintra recebe Fórum Europeu sobre Jardins Históricos

O III fórum europeu sobre Jardins Históricos, vai decorrer de 19 a 21 de setembro, no Palácio Nacional de Queluz e Palácio de Monserrate, Sintra

Palácio Nacional de Queluz Créditos: PSML

O III fórum europeu sobre Jardins Históricos, vai decorrer no município de Sintra, de 19 a 21 de setembro, no Palácio Nacional de Queluz e Palácio de Monserrate.

A iniciativa que acontece pela primeira vez em Portugal, tem como objetivo trocar experiências e refletir sobre os desafios que se colocam à manutenção e gestão dos jardins históricos da Europa.

Este encontro decorre no Palácio Nacional de Queluz e no Palácio de Monserrate, e assinala a adesão dos Parques da Pena e de Monserrate e dos Jardins do Palácio Nacional de Queluz como novos membros da Rede Europeia de Jardins Históricos, que integra jardins nacionais como Serralves, o Jardim Botânico Tropical de Lisboa, a Mata do Buçaco e o Parque Terra Nostra.

Parque e Palácio de Monserrate | Foto: PSML – Emigus

A nível internacional, destaque para os jardins patrimoniais de Alhambra e Generalife, em Espanha, os Jardins de Boboli, em Florença, na Itália, e os Jardins do Castelo Real de Varsóvia, situados na Polónia.

A sessão de abertura é no dia 19 de setembro, no Palácio Nacional de Queluz, a partir das 09h45 e conta com as presenças de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, Sofia Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Jaume Dulsat Rodríguez, presidente da Rede Europeia de Jardins Históricos e Teresa Andresen, presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos.

Recorde-se, a Rede Europeia de Jardins Históricos foi criada em 2016 com o objetivo de difundir, promover e valorizar os jardins históricos da Europa. Pretende obter a menção de Itinerário Cultural do Conselho da Europa para este património, de forma a gerar uma oferta cultural e turística de qualidade, que permita o desenvolvimento dos territórios onde estes jardins estão integrados.