Funcionários das escolas secundárias em protesto por falta de pessoal não docente

Funcionários das Escolas Secundárias do Concelho de Sintra, protestam pela falta de pessoal não docente.

Escola Secundária de Mem Martins, na freguesia de Rio de Mouro, no Concelho de Sintra | Foto: arquivo

Uma greve do pessoal não docente encerrou hoje várias escolas do concelho de Sintra, contra a “falta de pessoal não docente” e “repudiar a municipalização e forma como todo o processo de entrega de Gestão das Escolas Secundárias do Concelho de Sintra se desenrolou, sem informação e sem respeito pelos trabalhadores não docentes”, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA), que a autarquia de Sintrense já desmentiu,em comunicado.

A Câmara Municipal de Sintra esclarece que “atualmente não tem qualquer responsabilidade na gestão das escolas secundárias no concelho de Sintra”, esclarecendo que essa “competência deverá ser assumida apenas em janeiro de 2020. O exercício dessa competência não resulta da decisão da Câmara Municipal de Sintra, mas do quadro legal em vigor”, pode ler-se.

Em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, o STFPSSRA exige, entre outros pontos, “o reforço de pessoal não docente”; “condições de segurança para crianças /jovens e trabalhadores” e “respeito pelos trabalhadores não docentes e o fim dos elevados ritmos de trabalho”.

“A Escola Secundária de Mem Martins, por exemplo, tem 1.800 alunos e atualmente 17 funcionários. Dois estão de atestado, um está de férias e sobravam 14, o que não era suficiente para a escola abrir e funcionar normalmente. Havia mais quatro trabalhadores, mas os contratos findaram e não foram renovados”, contou à agência Lusa João Santos, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

Segundo o sindicato o protesto envolveu as Escolas Secundárias de Santa Maria; Miguel Torga, Stuart Carvalhais, Leal da Câmara, Mem Martins, Padre Alberto Neto, Ferreira Dias, Matias Aires e Gama Barros.