“Amadora em Festa” junta música, arte urbana e desporto

De 6 a 15 de setembro, o Município da Amadora encontra-se em festa para comemorar o seu 40º aniversário

Mayra Andrade, HMB e Resistência são alguns dos convidados para dar voz à festa do quadragésimo aniversário da cidade da Amadora. A partir de hoje e até 15 de setembro, os presentes vão brindar com Odeith em “Conversas na Rua”, ouvir Poesia com B Fachada, ver atuações de Dança e Teatro, conhecer arte urbana no comboio turístico, desfrutar da Festa dos Sabores entre outra iniciativas.

De 6 a 15 de setembro, o Município da Amadora encontra-se em festa para comemorar o seu 40º aniversário. Arte, exposições, passeios de comboio, concertos de música, parque de diversões, eventos desportivos, recitais de poesia, espetáculos de dança e teatro, uma feira do livro e dos sabores.

São dez dias em celebração com um novo mundo por descobrir na Amadora que faz as honras da casa, recebendo o público numa festa para toda a família e amigos.

A cidade da pluralidade apresenta artistas na sua programação, reconhecidos na música portuguesa, como Mayra Andrade, com os seus ritmos tradicionais de cabo verde, os ilustres HMB e Resistência, a banda portuguesa que canta temas conhecidos de Jorge Palma, Xutos & Pontapés, Delfins, Rádio Macau e muito mais.

Para se juntar à anfitriã vão estar, ainda presentes, a banda de hiphop, nascida na Amadora, MGDRV (Megadraive) e Conjunto!Evite, o grupo de rock do Ribatejo. Lux Prima Spei “O Amanhecer de Esperança” apresenta um original do distinguido compositor Pedro Teixeira da Silva, numa atuação inédita com a participação de dezenas de artistas em simultâneo, da Orquestra Orbis, da Orquestra Municipal Geração Amadora, da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora, do Coro EmotionVoices e o Grupo coral do Hospital Professor Dr. Fernando Fonseca.

Para além da música, a arte terá também o seu lugar com “Conversas na Rua”, um projeto que oferece a oportunidade de assistir, ao vivo, a intervenções artísticas realizadas por Odeith, Tamara Alves, Samina, Caver e Third. Com o objetivo de apresentar algum do património cultural que existe pelas ruas da cidade, o Comboio turístico proporcionará ainda visitas lúdicas de 30 minutos.Também incluída nas atividades artísticas, a Poesia na Rua dedica-se à poesia lusófona com concertos de B Fachada e Cachupa Psicadélica,  performances como “Mundu Gira” com o poeta Luís Perdigão eo espetáculo teatral “Levantei-me do chão”, inspirado em Saramago.

Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora | Foto: arquivo

“Estamos muito contentes por anunciar as surpresas que preparámos para celebrar o 40º aniversário do Município da Amadora. O nosso objetivo é conciliar programas culturais com entretenimento, para que as pessoas venham comemorar connosco, disse Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, acrescentando que “ao longo dos anos, temos vindo a crescer enquanto cidade e esta é a oportunidade ideal para celebrar com grandes nomes da música, artistas oriundos do Concelho e o nosso público.Por isso, fica o convite a todas as pessoas de diferentes idades,culturas e gostos para marcarem presença na Amadora e descobrirem que não é apenas nossa, mas de todos.”

Criado em 11 de setembro de 1979, o Município da Amadora foi o primeiro a ser criado após o 25 de Abril de 1974, com uma área de 23,79Km2, onde vivem 175 136 habitantes.