António Capucho regressa ao PSD após expulsão

O antigo vice-presidente do PSD esteve envolvido num processo de expulsão por ter apoiado uma candidatura independente em Sintra nas autárquicas de 2013.

António Capucho regressou ao PSD, anunciaram esta segunda-feira os sociais-democratas, depois de o antigo vice-presidente daquele partido ter estado envolvido num processo de expulsão por ter apoiado uma candidatura independente em Sintra nas autárquicas de 2013.

“António Capucho, militante histórico do PSD, vai regressar ao partido que ajudou a fundar em 1974, tendo a sua nova ficha de militante dado entrada na sede do PSD”, anunciou o partido, em comunicado.

O antigo vice-presidente tinha anunciado a sua intenção de voltar ao PSD após a eleição de Rui Rio na presidência dos sociais-democratas, mas em abril do ano passado o Conselho de Jurisdição indeferiu o seu pedido para anular uma decisão anterior, que lhe permitiria manter o número de militante e evitar nova inscrição, como pretendia, com Capucho a não concretizar então o reingresso nas fileiras do partido.

António Capucho foi expulso do PSD em 2014, depois de ter apoiado, contra o candidato do seu partido, a candidatura do independente Marco Almeida à Câmara de Sintra, nas autárquicas do ano anterior. Até à expulsão tinha-se revelado fortemente crítico da direção de Passos Coelho.

Com a eleição de Rio para presidente do partido, manifestou intenção de voltar.

Capucho ocupou diversos cargos na direção nacional do PSD, nomeadamente na de Marcelo Rebelo de Sousa. Começou por ser secretário-geral adjunto com Sá Carneiro, foi, depois, deputado à Assembleia da República, eurodeputado, vice-Presidente do Parlamento Europeu, Secretário-geral do PSD, vice-Presidente da CPN e também líder da bancada parlamentar social-democrata.

Foi por diversas vezes membro do Governo: secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, ministro da Qualidade de Vida e, mais tarde, ministro dos Assuntos Parlamentares.

Foi, ainda, Presidente da Câmara de Cascais e membro do Conselho de Estado.

“António Capucho faz parte da história do PPD/PSD ao qual regressa agora, para contribuir com a sua experiência política e pessoal na construção de um projeto para o futuro do País”, destaca o PSD em Comunicado.

Fotografia: DR Antena 1