Centro de Saúde de Agualva com consultas de oftalmologia

O Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra é o primeiro a avançar com estas consultas, que terão inicio a partir de setembro na unidade de saúde de Agualva.

Centro de Saúde de Agualva

O novo Centro de Saúde de Agualva, na cidade de Agualva-Cacém, no concelho de Sintra, inaugurando recentemente, vai dispor a partir de setembro de consultas de oftalmologia, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado.

Estas consultas resultam de um protocolo de cooperação que vai ser assinado esta sexta-feira, entre a ARSLVT e o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (IOGP), apurou o SINTRA NOTÍCIAS.

Em comunicado, a ARSLVT refere que a assinatura do protocolo de cooperação “vai permitir a realização de consultas de oftalmologia nos centros de saúde que têm utentes referenciados para o IOGP”.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra vai ser o primeiro a avançar com estas consultas, que terão inicio a partir de setembro na unidade de saúde de Agualva.

“Com a assinatura do protocolo, os oftalmologistas e técnicos de ortóptica do IOGP vão ao encontro dos utentes referenciados nos centros de saúde, respetivos, deixando os utentes de se deslocarem às instalações do instituto, em Lisboa”, explica a ARSLVT.

O protocolo prevê, ainda, que as equipas do IOGP tenham o apoio de enfermeiros e administrativos dos cuidados de saúde primários, “pelo que a ARSLVT providencia igualmente o espaço físico e o equipamento”.