SMAS de Mafra voltam à posse do município a partir de setembro

O município de Mafra volta a assumir a gestão dos serviços municipalizados de água e saneamento.

Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Mafra, constituído pelo Presidente, Hélder Sousa Silva, e pelos Vogais Joaquim Sardinha e Sérgio Santos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Mafra vão assumir a partir de setembro a gestão da água e saneamento, após o município ter indemnizado em 21 milhões de euros (verba acordada em tribunal) à empresa Be Water para acabar com a privatização.

Assim, “a partir de 1 de setembro os recém-criados SMAS assumem a gestão dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais urbanas do concelho”,  anunciou hoje o município, em comunicado.

O município justifica a decisão por a Be Water pedir, desde 2015, uma compensação entre os 12 a 19 milhões de euros, por haver consumos inferiores ao contratualizado, ou aumentos de 30% em média nas tarifas.

A indemnização de 21 milhões de euros engloba 14 milhões de euros referentes a ativos da empresa, que incluem redes e restantes infraestruturas, e sete milhões de euros para reequilíbrio económico-financeiro que a concessionária pedia por haver consumos inferiores ao contratualizado.

Em junho, a Assembleia Municipal de Mafra autorizou o acordo, mas também o empréstimo a 20 anos, que não conta para a capacidade de endividamento, nem vai refletir-se em aumentos tarifários, assegurou a câmara municipal. Uma centena de trabalhadores é transferida da Be Water para os SMAS.

O Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Mafra, é constituído pelo presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva, e pelos Vogais Joaquim Sardinha e Sérgio Santos, os quais não são remunerados pelo exercício das suas funções.

  • Fotografia: DR Câmara Municipal de Mafra