"A Câmara de Sintra não podia ficar indiferente a esta urgência e avançou nesta decisão de reforçar a segurança pública", disse Basílio Horta.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve esta segunda-feira em Queluz, ao lado do Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, na cerimónia de entrega de viaturas à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Polícia de Segurança Pública (PSP) do concelho de Sintra.

A cedência das 12 viaturas para patrulhamento surge “no âmbito do protocolo de cooperação institucional assinado pela autarquia com a GNR e a PSP”, em dezembro de 2018 e que representou um investimento da autarquia de Sintra, na ordem dos 275 mil euros, que vai dotar com veículos ao serviço dos postos da GNR (4) e esquadras da PSP (8).

Basílio Horta aproveitou a presença do ministro da Administração Interna, na cerimónia para lamentar a morosidade na tomada de decisão por parte da Administração Central, para a entrega das doze viaturas às forças de segurança do concelho. “É um processo que nos deve levar a fazer uma reflexão sobre as reformas do Estado, para que a celeridade seja aquela que as necessidades da população exige e não aquelas que a burocracia impõe”.

Ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita ao lado do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta

O presidente da Câmara, destacou diversas vezes a “importância da segurança” num concelho como Sintra, com cerca de 400 mil habitantes.

“A proteção dos cidadãos e das famílias é um dos objetivos essenciais. Desde o primeiro dia do nosso primeiro mandato que sempre entendemos que a segurança era um dos nossos principais objetivos”, sublinhou Basílio Horta, considerando que as novas viaturas “são um modesto contributo” da autarquia à PSP e GNR, mas que “vão melhorar a segurança de todos os que vivem e trabalham no nosso concelho e o policiamento através de uma cobertura do território mais eficaz”.

A cedência das 12 viaturas surge no âmbito do protocolo de cooperação assinado pela autarquia com a GNR e a PSP

Recorde-se, ambas as forças de segurança têm tido problemas recorrentes com a frota envelhecida. Já chegou a existir uma só viatura para patrulhar toda a área urbana.

“Dificilmente podíamos conviver com os quadros da PSP e GNR com um único carro na sua atuação corrente”, lamentou Basílio Horta, acrescentando que “a Câmara de Sintra não podia ficar indiferente a esta urgência. Estes carros são o primeiro passo, são a manifestação de vontade, são a concretização de uma estratégia no que toca a este setor muito sério e muito importante que é a ordem pública”, referiu Basílio Horta.

No que se refere às instalações das forças de segurança, o presidente da Câmara de Sintra fez questão de manifestar a “total disponibilidade do município”, para em conjunto com o Ministério da Administração Interna, assinar um protocolo, “para dotar de instalações com total dignidade das forças policiais”, PSP e GNR. “Estamos disponíveis financeiramente para que seja possível e empenhados na sua dignificação”, desafiou Basílio Horta.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, também marcou presença nesta cerimónia mencionando a relação essencial que deve existir entre o Estado central e os municípios, “a parceria que temos hoje aqui com Sintra é um símbolo deste trabalhar de braço dado”.

Segundo Eduardo Cabrita, “este não é um concelho qualquer. Sintra é o segundo município do país em população, um município com relevância na sua dinâmica urbana, económica, em relevância turística e que torna a segurança uma área fundamental de ação”.

  • Fotografias: Sintra Notícias
  • [Notícia atualizada]