Praia das Maçãs com concertos, procissão e o mar ali ao lado

PRAIA DAS MAÇÃS | As festas vão decorrer de 21 a 25 agosto, na Praia das Maçãs, junto à capelinha, num local único com vista sobre o oceano atlântico, com concertos gratuitos.

Os festejos em Honra de Nossa Senhora da Praia, vão decorrer de 21 a 25 agosto, na Praia das Maçãs, em Colares, no concelho de Sintra, com entrada livre.

A festa será junto à capelinha, num local único com vista sobre o oceano, onde pode encontrar carrinhas de street food, bar de vinhos, bar de cocktails, artesanato, gelados, doces regionais, quermesse, tômbola de vinhos, carrossel, parede de escalada, slide e um palco para concertos, todos os dias às 20h00, 22h00 e 00h00.

O cartaz musical, começa no dia 21 (quarta-feira) ao som de Maria Moraes Sarmento, Rosa Mimosa y sus Mariposas e Supa Squad.

Na quinta-feira, sobem ao palco Leo March & The Beat Boots, Them Flying Monkeys e Double Cheese com Van Breda e A-Gold, e na sexta-feira, é a vez dos UpLiftin & Friends, Queen on the Rocks e Sék Mintendes.

No sábado, dia 24 de agosto, a música fica a cargo de Maria Mendonça, Voodoo Marmalade e Nu Bai Sound System e no domingo, dia 25 o fim de festa é com Gonçalo Bilé, Cais Sodré Funk Connection e Saídos da Casca.

Procissão no domingo

No domingo, realiza-se a procissão em Honra de Nossa Senhora da Praia das Maçãs que termina no mar…

No domingo, um dos momentos mais importantes vai a realização da procissão em Honra de Nossa Senhora da Praia das Maçãs, pelas ruas da vila, com partida da Capela de Nossa Senhora da Praia, às 17h00.

Recorde-se, o culto a Nossa Senhora da Praia das Maçãs começou no final do século XIX, com base na aparição de uma imagem de Nossa Senhora a um pescador na foz do rio das Maçãs. Tendo sido posteriormente desenhada por Alfredo Keil com os versos de Henrique Lopes de Mendonça a completar a sua imagem.

Os festejos religiosos começaram em 1893, organizados no final da época dos banhos, no último domingo de setembro. Nos primeiros anos em grande enfâse com Círios vindos de Colares, Sintra e Almoçageme, missas no areal, cavalhadas e iluminação à veneziana, chegando a juntar mais de 5000 pessoas naquela época.

As comemorações que este ano completam 126 anos, contam com o apoio da Câmara de Sintra e Junta de Freguesia de Colares e são organizadas pela Irmandade de Nossa Senhora da Praia – Praia das Maçãs e pelo Clube Recreativo da Praia.