Tradicionais festejos em Honra de São Mamede em Janas

JANAS | Contagem decrescente para o regresso da tradicional Feira de São Mamede, que se realiza entre 12 e 20 de agosto, com atuações musicais, jogos tradicionais, animação, artesanato, quermesse e área de restauração.

Capela de São Mamede em Janas

Está de regresso a Janas, a tradicional Feira de São Mamede, que se realiza entre 12 e 20 de agosto, – nove dias repletos de atuações musicais, jogos tradicionais, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração.

A Feira conta com diversas atuações musicais, jogos tradicionais, animação para adultos e crianças, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração, dando especial destaque ao dia 17 de agosto, sábado às 15h30, para a realização da missa em honra do padroeiro, seguida da tradicional benção do gado. É uma tradição anual.

Para além de muitos outros momentos de diversão e de lazer, a feira tem o seu ponto alto na bênção do gado – altura em que os animais são abençoados após a missa, que envolve as tradicionais três voltas em redor do templo sintrense.

A bênção do gado, é o momento mais esperado e realiza-se sempre a 17 de agosto, Dia de São Mamede, junto à capela circular.

Neste dia, as populações de Janas e das vilas vizinhas têm ainda como tradição realizar um piquenique no pinhal adjacente à feira, antecipando o ritual de bênção do gado, que chega ao espaço, ao início da manhã.

Destaque ainda para a atuação de Iran Costa, (dia 13, às 22h00); Missa em Honra de N.Sra da Assunção, seguida de Procissão em Honra de São Mamede (dia 15, às 15h00); Regresso ao Passado, com a romaria à Praia das Maças em passeio de motas (dia18, às 10h30) e encerramento dos festejos, (dia 20, às 22h00) com a atuação da cantora popular, Rosinha.