Praia de Santa Marta em Cascais com fonte de poluição desconhecida

"Era um sítio impecável, hoje o esgoto passa pelo interior da praia"

Uma fonte de poluição desconhecida está a afastar os banhistas da praia de Santa Marta, em Cascais, avança a edição desta terça-feira do Correio da Manhã (CM).

A “nascente” de água poluída fica paredes meias com uma unidade hoteleira, no interior da fortificação que a separa do areal. O odor diário sente-se mesmo passando de carro com o vidro fechado, revela o diário.

“Esta situação, que põe em risco a saúde pública, alastra-se há anos, sem que ninguém tenha feito nada para a precaver, infelizmente”, revela Ana Duarte, banhista ao CM.

“Hoje, frequento a praia de uma maneira muito diferente do que há anos. Era um sítio impecável, hoje o esgoto passa pelo interior da praia. Alguma coisa tem de ser feita, nos últimos três anos tem sido bastante mais frequente”, acrescenta a banhista.

Comunicámos o caso à Cascais Ambiente (empresa municipal), que se mostrou preocupada com o assunto. Aconselhou-nos a prosseguir com o processo: ligar para a Polícia, mas a ação foi em vão”.

Fonte oficial da Vila Galé Hotéis – proprietária da unidade junto à Marina de Cascais – garante ao diário que “a situação não estará relacionada com o hotel”. “De qualquer forma, também estamos em contacto com as autoridades competentes para tentar perceber o que se passa”, esclarece.

A Câmara Municipal de Cascais não respondeu em tempo útil aos pedidos de esclarecimento.